Remédios caseiros para azia

PUBLICIDADE

Um excelente remédio caseiro para azia é comer 1 torrada ou 2 biscoitos cream cracker, pois eles absorvem o ácido que está provocando a acidez na laringe e na garganta, diminuindo a azia.

Outras opções são chupar um limão puro no momento da azia porque o limão, apesar de ser ácido, diminui a acidez do estômago, ou comer uma fatia de batata crua porque a batata também é capaz de neutralizar a acidez do estômago, combatendo azia em poucos instantes.

PUBLICIDADE

Estes remédios caseiros também podem ser usados em caso de azia na gravidez porque são eficazes e não comprometem o desenvolvimento do bebê. Confira um outro método para acabar com a azia: Reflexologia para aliviar a azia.

1. Bicarbonato de sódio para azia

Remédios caseiros para azia

O bicarbonato de sódio diluído em água porque ele tem efeito alcalinizante no tubo digestivo e, consequentemente, irá diminuir a acidez do estômago, combatendo a azia.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de bicarbonato de sódio
  • 100 ml de água

Modo de preparo

Misturar os ingredientes e tomar esta mistura em pequenos goles.

2. Chá de hortelã para azia

Remédios caseiros para azia

Um bom chá que pode ser usado para combater a azia pode ser feito com hortelã, erva-cidreira e anis estrelado.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferver a água e adicionar os outros ingredientes, devidamente tapado. Coar e beber quando estiver morno.

3. Chá de espinheira-santa para azia

Remédios caseiros para azia

Um outro bom remédio para combater a azia é o chá de espinheira-santa porque possui propriedades digestivas.

Ingredientes:

Modo de preparo:

Ferver a água e adicionar a espinheira-santa, deixando repousar por 5 a 10 minutos. Coar e tomar sem adoçar.

4. Chá de funcho para azia

Remédios caseiros para azia

O chá de funcho é uma boa estratégia para combater a azia e a má digestão porque auxilia no esvaziamento do estômago, de forma natural.

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente
  • 1 colher de sopa de funcho

Modo de preparo

Adicionar o funcho à água fervente deixando atuar por 10 minutos e tomar logo a seguir.

5. Suco para combater a azia

Quem não gosta de chá pode optar por tomar um suco de pera acabado de fazer porque ele também ajuda a combater a azia e queimação, porque auxilia na digestão. Para preparar basta bater no liquidificador 2 peras maduras com um pouquinho de água e, se preciso, adicionar algumas gotinhas de limão para que o suco não escureça.

A pera é semi-ácida, rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro que ajudam a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Remédios caseiros para azia
Remédios caseiros para azia

Além disso, outras frutas que possuem as mesmas propriedades e que podem ser utilizadas para fazer um suco contra a azia incluem a banana d'água madura, a maçã (vermelha) e o melão.

Alguns cuidados importantes para vencer a azia é não beber água, nem outro líquido qualquer, na tentativa de combater a azia, pois ela tenderá a aumentar. Evitar comer muito antes de dormir e colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama, também são boas dicas para facilitar a digestão. Mas a alimentação também é importante e, por isso, quem sofre com azia deve evitar comer carnes, alimentos gordurosos e frituras, preferindo alimentos naturais.

Veja também como tratar a azia durante a gravidez.

Veja quais plantas medicinais podem ser usadas para acabar com a azia e o refluxo na gravidez.

PUBLICIDADE