Relactação

publicidade

A relactação é uma técnica que consiste em colocar o bebê no peito para mamar com a ajuda de uma sonda nos casos em que as mães não têm leite ou produzem em pouca quantidade ou quando o bebê é prematuro e necessita de complementar a amamentação com leite artificial.

Além disso, a relactação também pode ser feita em bebês que pararam de mamar no peito há muito tempo e nos casos de mães adotivas porque a sucção do bebê ao mamar estimula a produção de leite.

A relactação funciona, no entanto, este processo não é imediato, pois é necessário no mínimo duas semanas para que a produção de leite aumente. É também fundamental que durante a relactação a mãe não dê a mamadeira ao bebê e que, à medida que vai produzindo leite, vá restringindo o leite pela sonda.

Relactação passo a passo

Para fazer a relactação caseira com sonda deve-se:

  1. Comprar uma sonda nasogástrica pediátrica número 4 ou 5, de acordo com a indicação do pediatra, em farmácias ou drogarias;
  2. Colocar o leite em pó na mamadeira, no copinho ou na seringa, segundo a preferência da mãe;
  3. Colocar uma ponta da sonda no recipiente escolhido e a outra ponta da sonda perto do mamilo, presa com fita adesiva, por exemplo.

Desta forma, o bebê, ao colocar a boca na mama, abocanha o mamilo e a sonda simultaneamente e ao sugar, apesar de beber o leite em pó, tem a sensação de estar mamando no seio da mãe.

Saiba como fazer a relactação corretamente para tornar este processo o mais natural e agradável possível para a mãe e para o bebê.

Outra solução mais prática para fazer a relactação é comprar um kit de relactação da Mamatutti ou Medela, em que a mulher só tem de colocar o leite em pó no recipiente e fixar a ponta da sonda perto do mamilo.

Antes de cada relactação, a mãe deve esterilizar o material, fervendo-o durante 15 minutos e após cada uso deve lavá-lo com água e sabão. A sonda nasogástrica ou do kit também deve ser trocada a cada 2 a 3 semanas ou quando o bebê tiver dificuldade em mamar.

A relactação e translactação são semelhantes, porém, a translactação, apesar de utilizar a mesma técnica da relactação, usa o leite materno que é ordenhado e armazenado antes, em vez do leite em pó. Aprenda mais sobre a translactação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 20/10/2014 Última atualização da página: 16/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.