Tratamento caseiro para o leite empedrado

publicidade

Um bom tratamento caseiro para o leite empedrado é colocar o bebê para mamar a cada duas ou três horas, mesmo que tenha que o acordar, para retirar o leite que está a ser produzido em maior quantidade e tornar os seios menos duros, cheios e pesados.

O leite empedrado, conhecido por ingurgitamento mamário, ocorre quando há um esvaziamento incompleto das mamas. Por isso, com mamadas a cada 2 a 3 horas é possível aumentar a ingestão de leite pelo bebê e o esvaziamento completo das mamas.

Outro tratamento caseiro para o leite empedrado consiste em:

1. Colocar compressas mornas sobre as mamas

As compressas mornas ajudam a dilatar as mamas, que estão inchadas, para facilitar a retirada do leite que está a ser produzido em excesso.

2. Fazer massagens circulares nos intervalos das compressas

Quando a compressa começar a resfriar, retirar e antes de colocar uma nova compressa, fazer massagens circulares, na vertical e em direção ao mamilo para facilitar a retirada do leite.

3. Retirar o leite em excesso

Utilizar bombas de extração de leite ou as mãos para retirar o leite em excesso após as mamadas. Porém, não se deve ordenhar o leite em todas as mamadas, pois pode ocorrer uma maior produção de leite.

Se o bebê tiver dificuldade em pegar o mamilo devido ao inchaço e endurecimento das mamas também se pode retirar um pouco de leite antes para facilitar a pega do bebê e evitar machucar os mamilos. Veja como retirar o leite manualmente em: Como massagear os seios empedrados.

4. Aplicar compressas frias após o bebê terminar de mamar

Após o bebê mamar e retirar o leite em excesso, aplicar compressas frias sobre as mamas para diminuir a inflamação e o inchaço.

Com a continuação da amamentação, o ingurgitamento mamário geralmente desaparece naturalmente.

Saiba como evitar o ingurgitamento mamário em: Como evitar o leite empedrado.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade