Primeiros Socorros para Luxação

A luxação ocorre quando os ossos que formam uma articulação saem da posição ideal, causando dor no local. Elas geralmente acontecem ao praticar algum esporte, mas algumas pessoas possuem uma fragilidade na articulação que faz com que as luxações sejam mais frequentes.

Os primeiros socorros em caso de luxação de ombro, no dedo, no joelho, no tornozelo, no pé ou de qualquer outra parte do corpo, são:

  • Não forçar o membro afetado,
  • Dar à vítima algum medicamento para controlar a dor como o paracetamol, por exemplo, e
  • Levá-la para o pronto socorro, pois requer um médico ortopedista para fazer o realinhamento da estrutura.

Quando uma articulação encontra-se luxada ninguém deve tentar colocá-la de volta no lugar. Este procedimento quando mal realizado pode piorar a situação e causar problemas vasculares e pode até mesmo afetar o sistema nervoso periférico, causando ainda mais dor e incapacidade.

Como identificar e tratar uma luxação

Os sintomas de uma luxação são: dor, incapacidade de realizar movimentos com a área afetada, normalmente encontra-se uma saliência no local, provocada pela deformidade óssea. Ela pode, ou não, vir acompanhada de uma fratura óssea.

O tratamento para luxação requer o reposicionamento dos ossos e por vezes imobilização da articulação por alguns dias. Em alguns casos, pode ser necessário realizar fisioterapia para tratar a dor, o inchaço e fortalecer os músculos envolvidos naquela articulação, mas raramente pode ser necessário realizar uma cirurgia para colocar os ossos devidamente posicionados.

Mais sobre este assunto: