Menstruação e Período fértil

publicidade

A menstruação é o símbolo da fertilidade da mulher e é através dela que se consegue calcular quando é o período fértil, seja para engravidar ou para evitar a gravidez.

Período fértil na menstruação irregular

É muito difícil saber exatamente quando é o período fértil da mulher que possui a menstruação irregular, pois este período corresponde exatamente ao meio do ciclo, isto é, o tempo que varia de uma menstruação para outra. Se a mulher não sabe quando deverá vir a sua próxima menstruação, pode haver algum erro neste cálculo.

Por isso, para todas aquelas que possuem um ciclo menstrual irregular a melhor forma de saber quando é o seu período fértil é contar, todos os meses, 14 dias após o primeiro dia da menstruação.

Período fértil na menstruação regular

Para calcular o período fértil na menstruação regular é muito fácil. Basta calcular a data que corresponde ao meio do ciclo. Por exemplo, se a menstruação vem a cada 30 dias, o 15º dia é o dia mais fértil e o período fértil é aquele que compreende 2 dias antes e 2 dias depois desta data.

Neste exemplo, o período fértil depois da menstruação se iniciará no 13º dia após o primeiro dia da menstruação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 21/10/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.