Memória Operacional

publicidade

A Memória operacional, também conhecida como memória de trabalho, tem a função de possibilitar a  realização  de tarefas do dia-a-dia como discar um número de telefone ou recordar o nome de alguém que encontramos na rua. Além de ser responsável também pela compreensão da linguagem, raciocínio lógico e resolução de problemas.

Compreender a sequência lógica de um filme só é possível devido a memória operacional. Este tipo de memória processa tanto as  informações contidas na memória de curto prazo, que são armazenadas por pouco tempo,  como as informações da memória de longo prazo que podem ficar armazenadas durante toda a vida.

A memória operacional não tem capacidade de assimilar todas, assim desenvolve estratégias para absorver o maior número de informações possíveis. Um exemplo utilizado pela memória operacional é a atenção seletiva que seleciona as informações mais importantes para o sujeito e ignora o que é irrelevante.

Pessoas que apresentam distúrbios na memória operacional podem ter problemas relacionados com a aprendizagem como a dislexia, défice de atenção, hiperatividade e problemas no desenvolvimento da linguagem.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 15/09/2014 Última atualização da página: 20/07/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.