Alimentos para Melhorar a Memória

publicidade

Os alimentos para melhorar a memória são peixe, frutas secas e sementes porque têm omega 3, que é o principal componente das células do cérebro facilitando a comunicação entre as células e melhorando a memória assim como frutas, especialmente as frutas cítricas, e legumes ricos em antioxidantes, que protegem as células evitando o esquecimento e facilitando a memorização.

Além disso, estar atento no momento da memorização também é essencial e os alimentos estimulantes que aumentem a concentração, como café ou chocolate meio amargo, podem ser úteis para facilitar a memorização. Uma xícara de café pela manhã e um quadradinho de chocolate meio amargo após e o almoço e jantar são suficientes.

Lista de alimentos para melhorar a memória

Alguns alimentos para melhorar a memória podem ser:

  • Salmão - como é rico em omega 3, ajuda a melhorar o desempenho e o funcionamento do cérebro para gravar informações.
  • Nozes - além de omega 3, têm vitamina E que, por ser antioxidante, diminui o envelhecimento das células do cérebro evitando o esquecimento.
  • Ovo - contém vitamina B12, que ajuda na formação dos componentes das células do cérebro fazendo com que funcionem corretamente. Além disso, a gema do ovo tem acetil-colina, que é importante para as funções de memorização do cérebro.
  • Leite - tem triptofano, que é um aminoácido que melhora o desempenho do cérebro e também ajuda a ter um sono mais tranquilo, fundamental para se armazenar a informação.
  • Gérmen de trigo - rico em vitamina B6, que ajuda a regular a transmissão da informação entre as células do cérebro.
  • Tomate - além de licopeno, que é antioxidante, tem fisetina, que é uma substância que melhora o funcionamento do cérebro e reduz o esquecimento.

Para que esses alimentos melhorem a memória é necessário comer 1 desses alimentos todos os dias a cada refeição como por exemplo leite no café da manhã, salada com tomate, nozes e ovo ao almoço, suco de frutas cítricas com gérmen de trigo no lanche e salmão ao jantar. Se após 3 meses a enriquecer a alimentação com esses alimentos a memória não melhorar é importante consultar o médico.

Veja também: Exercícios para memória.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 22/10/2014 Última atualização da página: 22/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.