Inflamação - Saiba o que é, como Identificar e Curar

PUBLICIDADE

A inflamação acontece quando o organismo combate uma infecção ou lesão, e faz parte do sistema imunológico do corpo. Geralmente, a inflamação causa calor, vermelhidão, inchaço e dor e pode ser causada infeções por bactérias, vírus ou parasitas no organismo ou por outros fatores como veneno, calor, exposição à radiação ou traumatismos, como acontece quando se tem um entorse ou se quebra um osso.

PUBLICIDADE

A inflamação pode acontecer em diversas partes do corpo, como ouvido, intestino, gengiva, garganta ou no útero por exemplo e esta pode ser aguda ou crônica, dependendo do tempo que os seus sintomas demoram a surgir ou que a inflamação leva a ser curada.

Sintomas da inflamação

Os principais sintomas que indicam inflamação são:

  • Inchaço ou edema;
  • Dor ao tocar;
  • Vermelhidão ou rubor;
  • Sensação de calor.

Estes são os principais 4 sinais que geralmente indicam a presença de um processo inflamatório e na presença de alguns destes sintomas deve consultar o médico logo que possível para que este possa dar início ao tratamento.

Além disso, dependendo do local da inflamação podem surgir outros sinais e sintomas, como glândulas inchadas e manchas brancas no caso das inflamações de garganta ou dor, febre e liberação de líquido espesso e amarelado em caso de infecção no ouvido.

Inflamação - Saiba o que é, como Identificar e Curar

Como curar a inflamação

Para curar a inflamação deve ser feito um tratamento remédios anti-inflamatórios que podem ser de 2 tipos:

  • Anti-inflamatórios não esteroides: como é o caso do Ibuprofeno, ácido acetilsalicílico ou Naproxeno, que são geralmente usados para tratar inflamações mais simples como inflamação de garganta ou dor de ouvido por exemplo;
  • Anti-inflamatórios Corticoides: como é o caso da Prednisolona ou Prednisona, que são geralmente usados apenas em casos de inflamações mais graves ou crônicos como na psoríase ou em algumas candidíases crônicas.

A ação dos anti-inflamatórios vai ajudar a reduzir o desconforto e os efeitos da inflamação no organismo, reduzindo a dor, inchaço e a vermelhidão sentidas.

Como acontece a Inflamação

A inflamação acontece quando são liberadas substâncias no organismo, como a histamina, que originam a resposta inflamatória no corpo. Estas substâncias são liberadas quando o organismo combate uma infecção ou lesão e aumentam a irrigação sanguínea no local da lesão.

Além disso, ocorre a produção de substâncias inflamatórias que aumentam a permeabilidade dos vasos sanguíneos no local e ocorre um processo chamado de quimiotaxia, um processo químico onde células do sangue como neutrófilos e macrófagos, são atraídos para o local da lesão para combater os agentes causadores da inflamação e controlar possíveis sangramentos.

Qual a diferença entre Inflamação aguda e crônica

A diferença entre a Inflamação aguda e a crônica é a intensidade dos sintomas sentidos e o tempo que estes levam a surgir, assim como o tempo que a inflamação leva a ser curada. Enquanto que na inflamação aguda estão presentes os sinais típicos da inflamação, como o calor, vermelhidão, inchaço e dor e esta persiste por pouco tempo, na inflamação crônica os sintomas sentidos não são muito específicos não são visíveis e esta dura geralmente mais de 3 meses.

As amigdalites e otites são alguns exemplo de inflamações agudas, e a artrite reumatoide, asma e tuberculose, exemplos de inflamações crônicas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE