Suplementos alimentares: o que são, para que servem, tipos e como tomar

Atualizado em abril 2024
Evidência científica

Os suplementos alimentares, ou suplementos nutricionais, são produtos usados para complementar a alimentação, podendo ser indicados para ajudar no tratamento de deficiências nutricionais, no ganho de massa muscular ou emagrecimento, por exemplo.

Os suplementos alimentares são vendidos em lojas de suplementos ou farmácias, na forma de cápsulas, comprimidos, pós, géis, ou gomas de mascar, por exemplo, podendo conter vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais, extratos vegetais, fibras, enzimas, entre outros.

Leia também: Vitaminas: o que são, funções, tipos e alimentos ricos tuasaude.com/vitaminas

Esses produtos podem ser benéficos à saúde somente quando ingeridos sob a orientação do médico, nutricionista ou fitoterapeuta. Isso acontece porque alguns suplementos são contraindicados em algumas condições e, em doses elevadas, podem causar efeitos colaterais e prejudicar a saúde.

Imagem ilustrativa número 1

Para que servem

as principais indicações dos suplementos alimentares são:

  • Evita ou corrige deficiências nutricionais;
  • Pode ajudar no emagrecimento;
  • Favorece o ganho de massa muscular;
  • Ajuda no ganho de peso;
  • Regula alguns hormônios no organismo.

É importante ressaltar que os suplementos alimentares servem para complementar uma alimentação balanceada, não devendo, por isso, substituir os alimentos.

Além disso, de acordo com a Anvisa, os suplementos não podem apresentar indicação de prevenção, tratamento ou cura de doenças.

Quem pode tomar suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares podem ser tomados como uma opção de complemento, quando a alimentação não é capaz de suprir todas necessidades nutricionais, como no caso de atletas, idosos, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com doença inflamatória intestinal, dietas restritivas ou pós cirurgia bariátrica.

Tipos de suplementos alimentares

Os principais tipos de suplementos alimentares são:

1. Suplementos alimentares para idosos

Os suplementos alimentares para idosos, podem ser recomendados porque durante o envelhecimento algumas pessoas apresentam perda do apetite e redução na absorção de alguns nutrientes.

Exemplos de suplementos: os suplementos que podem ser indicados são principalmente vitaminas e minerais, como vitamina D, cálcio e vitamina B12.

2.  Suplementos alimentares para ganhar massa muscular

Os suplementos para ganhar massa muscular, quando são usados para complementar a alimentação saudável e por quem pratica atividade física regularmente, ajudam a aumentar a massa muscular, pois favorecem a recuperação e formação muscular.

A quantidade e o tempo em que esses suplementos devem ser tomados variam conforme o tipo do suplemento e dos objetivos da pessoa, sendo importante sempre consultar um nutricionista para indicar o tipo e a dosagem adaptada às necessidades individuais.

Exemplos de suplementos: creatina, whey protein, caseína e maltodextrina, são alguns dos suplementos que ajudam no ganho de massa muscular.

Leia também: 9 suplementos para ganhar massa muscular (e como usar) tuasaude.com/suplementos-para-ganhar-massa-muscular

3.  Suplementos alimentares para emagrecer

Os suplementos alimentares para emagrecer possuem propriedades termogênicas e sacietogênicas, favorecendo a queima de gordura corporal e ajudando a prolongar a saciedade.

No entanto, para se obter o resultado na perda de peso, esses suplementos devem ser usados junto com uma dieta hipocalórica e a prática regular de exercícios físicos.

Exemplos de suplementos: Alguns exemplos incluem whey protein, cafeína, picolinato de cromo e faseolamina. Conheça outros suplementos indicados para emagrecer.

4.  Suplementos alimentares para engordar

Os suplementos alimentares indicados para engordar geralmente são hipercalóricos, ajudando a promover o ganho de peso em pessoas com metabolismo acelerado, desnutrição ou com algumas doenças, como câncer e HIV, por exemplo, e que não conseguem alcançar esse objetivo somente com a alimentação.

Exemplos de suplementos: estes suplementos geralmente contêm carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, como whey protein, maltodextrina, vitamina B12, vitamina B1 e zinco.

Leia também: Suplementos para Engordar tuasaude.com/suplemento-para-engordar

5.  Suplementos alimentares infantis

Os suplementos alimentares infantis podem ser indicados para a prevenção de deficiências, como no caso do ferro, que é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria para todos os bebês dos 3 aos 24 meses de idade.

Além disso, os suplementos também podem ser prescritos pelo pediatra para bebês prematuros, crianças com deficiências nutricionais ou problemas de saúde como diarreia, raquitismo e osteomalácia.

Exemplos de suplementos: vitamina D, ferro, vitamina A e zinco, são os principais suplementos que podem ser indicados para bebês e crianças.

6. Suplementos alimentares naturais

Os suplementos alimentares naturais são aqueles produzidos com extratos vegetais e que podem fornecer alguns benefícios para a saúde, como ajudar no relaxamento, melhorar a disposição, diminuir o apetite ou melhorar o trânsito intestinal, por exemplo.

Os suplementos alimentares naturais só devem ser usados sob orientação do médico ou outro profissional de saúde especializado no uso de plantas medicinais. Isso porque, embora sejam saudáveis, alguns extratos vegetais podem causar efeitos colaterais e devem ser evitados em algumas situações.

Exemplos de suplementos: alguns exemplos de suplementos alimentares naturais são curcumina, alho, ginseng, gengibre, spirulina e berberina.

Como tomar

Os suplementos alimentares podem ser comercializados em cápsulas, comprimidos, pós, líquidos, pastilhas, géis e gomas de mascar.

A dosagem e a forma de ingestão recomendada varia conforme o tipo do suplemento, a idade e os objetivos de cada pessoa. Na deficiência de vitamina B1, a ingestão indicada é de 1 a 2 comprimidos de 300 mg de vitamina B1 por dia, já a recomendação de whey protein para o ganho de massa muscular é de 20 a 40 g por dia, por exemplo.

Por isso, é recomendado usar os suplementos alimentares somente com a orientação de um médico, nutricionista ou outro profissional de saúde.

Possíveis efeitos colaterais

Quando usados sem a orientação de um profissional de saúde e/ou em excesso, os suplementos alimentares podem causar sintomas e sinais como cãibras, pedras nos rins, diarreia, prisão de ventre, fadiga muscular, excesso de gases, dores abdominais, enjoo, dor de cabeça, vômitos, hemorragia e problemas neurológicos.

Quem não deve usar

Idosos, fumantes, crianças e mulheres grávidas ou que estejam amamentando, só devem usar suplementos alimentares com a indicação de um médico ou outro profissional de saúde, pois a dosagem e os ingredientes permitidos são diferentes para esses grupos.

Além disso, pessoas que usam medicamentos regularmente, também só devem tomar os suplementos alimentares com a orientação do médico, pois ambos podem interagir, aumentando ou diminuindo a eficácia dos remédios.

Diferença entre anabolizante e suplementos alimentares

Os anabolizantes são hormônios sintéticos feitos a partir da testosterona, podendo ser indicados pelo médico para tratar a osteoporose, alguns tipos de anemia e o hipogonadismo. Conheça melhor para que servem os anabolizantes.

Além disso, os anabolizantes estimulam a produção de fibras musculares, e, por isso, são usados indevidamente por alguns atletas para melhorar a performance e favorecer o ganho muscular. No entanto, o uso de anabolizantes para fins estéticos, ganho de massa muscular e melhora do desempenho, não é aprovado pelo Conselho Federal de Medicina.

Já os suplementos alimentares são feitos com nutrientes, extratos vegetais, aminoácidos essenciais ou enzimas, por exemplo, que ajudam em situações como tratamento de deficiências nutricionais, no ganho de massa muscular ou melhora do trânsito intestinal.

Vídeos relacionados