Glicemia de jejum

publicidade

A glicemia de jejum é um exame de sangue que mede a taxa de açúcar no sangue e precisa ser feito com 8 horas de jejum, de alimentos e água.

O exame de glicemia de jejum tem o objetivo de verificar se a glicemia está normal, alta ou baixa e serve para diagnosticar diabetes. No caso de indivíduos diabéticos para controlar os níveis de glicose no sangue e monitorizar ou ajustar o tratamento com insulina ou hipoglicemiantes orais.

Valores de referência da glicemia de jejum

Os valores de referência da glicemia em jejum são:

  • Glicemia de jejum normal: entre 71 e 99 mg/dL;
  • Glicemia de jejum alta ou hiperglicemia: igual ou superior a 100 mg/dL;
  • Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL;
  • Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

Quando os valores de glicemia em jejum se encontram entre os 100 e os 125 mg/dL, o indivíduo pode ter pré-diabetes, ou seja, ainda não tem diabetes, mas tem um risco aumentado de a desenvolver. Saiba mais sobre a pré-diabetes.

O exame da glicemia de jejum na gravidez faz parte da rotina do pré-natal e pode ser feito em qualquer trimestre da gestação, porém os valores de referência são diferentes. Para as gestantes, a glicemia de jejum normal deve estar abaixo de 85 mg/dL e acima deste valor, a grávida pode desenvolver diabetes gestacional.

Preparo do exame de glicemia de jejum

O preparo do exame de glicemia de jejum inclui jejum de no mínimo 8 horas. Além disso, o indivíduo no dia anterior deve evitar ingerir álcool e cafeína e fazer exercícios físicos intensos.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/08/2014 Última atualização da página: 25/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.