Jejum para exame de sangue

publicidade

O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados do exame.

O tempo de jejum depende do exame de sangue que será realizado, mas alguns exemplos são:

  • Jejum para exame de sangue de colesterol: 12 horas;
  • Jejum para exame de sangue TSH: 4 horas;
  • Jejum para exame de sangue glicemia: 8 horas;
  • Jejum para exame de sangue hemograma: não precisa de jejum
  • Jejum para exame de sangue PSA: 4 horas.

O indivíduo durante o jejum para exame de sangue pode beber água, porém apenas o suficiente para saciar a sede, pois excesso de água pode alterar o resultado do exame.

Na preparação para exame de sangue para glicemia ou colesterol, além do jejum é importante não realizar atividades físicas 2 a 3 dias antes do exame. Já no caso do exame de sangue para dosagem do PSA, o indivíduo também deve não ter atividade sexual nos 3 dias anteriores ao exame.

No dia anterior ao exame de sangue o indivíduo deve evitar fumar e beber bebidas alcoólicas, pois influenciam os resultados da análise, principalmente na dosagem da glicemia e dos triglicerídeos. Além disso, alguns remédios, como antibióticos, anti-inflamatórios ou a aspirina influenciam os resultados do exame de sangue, devendo informar o médico sobre os remédios habituais.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 22/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.