Gastrite

publicidade

A gastrite é uma inflamação das paredes do estômago que pode produzir sintomas como dor de estômago, indigestão e arrotos frequentes. A gastrite possui diversas causam que incluem o abuso do álcool, ingestão de anti-inflamatórios por longa data, estresse e nervosismo.

O tratamento da gastrite é feito associando uma dieta adequada aos medicamentos receitados pelo gastroenterologista para diminuir a acidez do estômago, proteger a mucosa inflamada e diminuir a dor.

A gastrite pode ser classificada como sendo:

  • Gastrite nervosa: quando os sintomas surgem no momento em que o indivíduo encontra-se sob estresse e ansiedade;
  • Gastrite aguda: quando surge de forma repentina, podendo ser causada por uma doença ou por uma lesão grave e súbita;
  • Gastrite crônica: quando vai se desenvolvendo ao longo do tempo;
  • Gastrite erosiva: quando além da inflamação há algum esboço de lesão nas camadas mais internas do estômago devido ao uso de medicamentos, doença de Crohn ou infecções causadas por vírus ou bactérias,
  • Gastrite enantematosa: quando além da inflamação, há lesão nas camadas mais internas do estômago, mas que ainda não pode ser classificada como úlcera.

Seja qual for o tipo de gastrite, seu tratamento terá sempre o objetivo de desinflamar as paredes do estômago e cicatrizar as lesões da mucosa interna do estômago.

Veja como deve ser uma dieta adequada para tratar a gastrite neste vídeo:

Sintomas de gastrite

Os sintomas de gastrite incluem:

  • dor de estômago ou desconforto abdominal, logo após a refeição ou quando fica muito tempo sem comer nada;
  • abdômen inchado, principalmente após as refeições;
  • náusea e vômitos;
  • indigestão;
  • mal estar;
  • queimação no estômago;
  • gases que saem em forma de arrotos ou flatos.

Apesar destes sintomas estarem presentes em quase todos os paciente diagnosticados com gastrite, é possível o diagnóstico da doença mesmo na ausência destes.

O diagnóstico da gastrite é feito com base na observação dos sintomas acima citados e através da endoscopia digestiva que permite a visualização das paredes do estômago.

Uma das maiores causas de gastrite é a presença de uma bactéria H.Pylori no estômago e por isso é comum o médico solicitar a pesquisa da H. Pylori durante a endoscopia.

A presença da bactéria H.Pylori no estômago, além de agravar os sintomas de gastrite pode facilitar a evolução da gastrite para úlcera e, por isso, se ela estiver presente, o médico poderá indicar o uso de antibióticos para eliminá-la.

Tratamento para gastrite

O tratamento da gastrite consiste na eliminação das suas causas e no uso de medicamentos sob orientação médica. Alguns exemplos de remédios para gastrite são Omeprazol, Ranitidina e Cimetidina, mas a alimentação adequada é muito importante para o sucesso do tratamento. Numa fase inicial, o paciente deverá alimentar-se de legumes, verduras e frutas cozidas. Beber somente água e evitar café, chocolate, bebidas alcoólicas e refrigerantes. Como opções de carne estão as carnes magras cozidas sem muitos condimentos.

Dieta para gastrite

A dieta para gastrite se baseia na retirada de alimentos que excitam a motilidade gástrica e aumentam a produção de ácido clorídrico, tais como:

  • café, chá preto, refrigerante, sucos industrializados, bebidas alcoólicas,
  • alimentos muito gordurosos e muito fibrosos, como vegetais crus,
  • molhos, como por exemplo, o Ketchup ou mostarda,
  • alimentos muito condimentos.

A sensibilidade de cada pessoa é muito diferente e, por isso, não é possível afirmar que a laranja ou o tomate fará mal em todos os casos, por isso consultar um nutricionista ou nutrólogo é importante para individualizar o regime alimentar.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 18/08/2014 Última atualização da página: 10/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.