Gastrite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Atualizado em abril 2024

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago que pode causar sintomas como dor de estômago, má digestão, arrotos ou flatulências frequentes e sensação de queimação.

Geralmente, a gastrite acontece devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas, uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios ou infecção causada pela bactéria H. pylori. No entanto, a gastrite também pode ser consequência de estresse e nervosismo, sendo popularmente conhecida como gastrite nervosa.

Entenda melhor sobre a gastrite com o Dr. Antônio Carlos Morais no vídeo a seguir:

Sintomas de gastrite

Os principais sintomas de gastrite são:

  • Dor do tipo pontada no estômago;
  • Desconforto abdominal;
  • Barriga inchada;
  • Sensação de queimação no estômago;
  • Arrotos ou flatulências;
  • Sensação de estômago cheio;
  • Náusea e vômitos.

Na presença desses sintomas, é importante consultar o gastroenterologista para que seja feita uma avaliação dos sintomas e indicado o tratamento mais adequado.

Teste de sintomas

Para saber o risco de estar com gastrite, selecione no teste a seguir os sintomas que apresenta:

  1. 1. Dor de estômago constante e em forma de pontada
  2. 2. Sensação de enjoo ou de estômago muito cheio
  3. 3. Barriga inchada e dolorida
  4. 4. Digestão lenta e arrotos frequentes
  5. 5. Dor de cabeça e mal-estar geral
  6. 6. Perda de apetite, vômitos ou ânsia de vômito

Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e, por isso, não deve substituir a avaliação médica e o diagnóstico pelo gastroenterologista ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da gastrite é feito pelo gastroenterologista através da avaliação dos sintomas, estilo de vida e histórico de saúde da pessoa.

Se deseja confirmar o risco de gastrite, marque uma consulta com o gastroenterologista na região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Para confirmar o diagnóstico, o médico também solicita uma endoscopia digestiva alta, onde é possível visualizar a inflamação da mucosa do estômago, sendo possível também fazer um teste de urease durante a endoscopia para verificar a presença do H. pylori. Veja outros exames que identificam o H. pylori.

Caso o médico encontre alguma alteração no estômago, também pode ser realizada uma biópsia do estômago durante o exame, para confirmar o diagnóstico e o tipo de gastrite e descartar outras condições com sintomas semelhantes, como câncer de estômago ou úlcera péptica, por exemplo.

Possíveis causas

As possíveis causas da inflamação no revestimento interno do estômago e, consequentemente, da gastrite são:

  • Infecção por H. pylori, um tipo de bactéria que se fixa no estômago, causando inflamação e destruição do revestimento do estômago;
  • Uso frequente de anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Naproxeno: este tipo de remédios reduzem uma substância que ajuda a proteger as paredes do efeito irritante do estômago do ácido gástrico;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas, pois o álcool causa irritação da parede do estômago e também deixa o estômago desprotegido da ação dos sucos gástricos;
  • Níveis elevados de estresse, que altera o funcionamento gástrico, facilitando a inflamação da parede do estômago.

Além disso, pessoas com doenças autoimunes, como AIDS, também apresentam maior risco de ter uma gastrite. Conheça mais sobre as causas de gastrite.

Tipos de gastrite

Os tipos de gastrite, conforme o surgimento dos sintomas e a causa associada, são:

  • Gastrite aguda: quando surge de forma repentina e dura pouco tempo, podendo ser causada por vírus, bactérias ou por uma lesão;
  • Gastrite crônica: é a inflamação da mucosa gástrica que dura mais de três meses e que, em muitos casos, não causa nenhum tipo de sintoma;
  • Gastrite erosiva: quando além da inflamação, também existem feridas, ou úlceras, sendo causada pelo uso de medicamentos, doenças inflamatórias ou infecções causadas por vírus ou bactérias;
  • Gastrite enantematosa: quando além da inflamação, há áreas mais avermelhadas no estômago, sem outras lesões, podendo ser causada por uma infecção pela bactéria H. pylori, doenças autoimunes, consumo excessivo de álcool ou pelo uso frequente de medicamentos como aspirina, anti-inflamatórios ou corticoides.

Existe também a gastrite nervosa, uma condição que causa sintomas durante ou após os períodos de estresse ou ansiedade, causando sensação de bolo na garganta, azia, queimação e estômago estufado. Conheça mais sobre a gastrite nervosa.

Leia também: 5 principais tipos de gastrite (e o que fazer) tuasaude.com/tipos-de-gastrite

Como é feito o tratamento

O tratamento da gastrite é feito com a adoção de uma dieta, o uso remédios caseiros e de medicamentos, conforme a orientação do médico.

1. Dieta

Na dieta para gastrite, é recomendado priorizar o consumo de legumes, verduras e frutas cozidos e sem casca, carnes magras, chás sem cafeína e carboidratos de fácil digestão, como arroz branco, batata e pão branco.

Além disso, é importante também diminuir o consumo de alimentos que favorecem a motilidade gástrica e aumentam a produção de ácido clorídrico, como café, chá preto, refrigerante, bebidas alcoólicas, alimentos muito gordurosos e condimentados, e molhos, por exemplo. Saiba como deve ser a dieta para gastrite.

2. Medicamentos

Alguns medicamentos para gastrite que podem ser indicados pelo médico, são inibidores da produção de ácido, como omeprazol, pantoprazol e cimetidina, e antiácidos, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio, carbonato de cálcio ou bicarbonato de sódio.

Além disso, outro remédio para gastrite que pode ser prescrito pelo médico é o antibiótico, principalmente nos casos de infecção por H. pylori, como claritromicina associada à amoxicilina ou ao metronidazol, por exemplo. Conheça outros remédios indicados para tratar a gastrite.

3. Remédios caseiros

Alguns remédios caseiros para gastrite são o chá de espinheira-santa, erva-doce ou camomila, e sucos naturais, como suco de batata, de aloe vera ou de couve com mamão e melão, pois têm ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a aliviar a má digestão, a queimação e a dor. Veja uma lista de remédios caseiros para gastrite.

Gastrite tem cura?

A gastrite tem cura quando essa condição é identificada e tratada corretamente pelo gastroenterologista, que pode indicar o uso de medicamentos, como omeprazol, antiácidos, ou antibióticos, para proteger o estômago ou combater a bactéria H. pylori, por exemplo. Entenda melhor sobre a cura da gastrite.

Possíveis complicações

A gastrite, quando não tratada adequadamente, pode causar complicações como sangramento no estômago, úlcera péptica, deficiência de ferro e vitamina B12, por exemplo.

Além disso, a gastrite crônica não tratada ou causada pelo H. pylori, pode aumentar o risco de câncer de estômago. Saiba identificar os sintomas do câncer de estômago.

Como prevenir a gastrite

Algumas dicas que ajudam a prevenir a gastrite são:

  • Reservar tempo para fazer todas as refeições do dia, como café da manhã, almoço e jantar;
  • Evitar ficar em jejum por longos períodos;
  • Lavar bem as mãos antes de comer e após ir ao banheiro;
  • Beber água somente filtrada ou fervida;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Evitar o consumo excessivo e/ou frequente de bebidas alcoólicas;
  • Evitar alimentos muito gordurosos, como fritura, sorvete,

Além disso, é recomendado também manter uma dieta saudável e somente usar medicamentos anti-inflamatórios com a indicação do médico.

Vídeos relacionados