Tipos de gastrite

publicidade

Existem vários tipos de gastrite de acordo com a sua causa, que podem ser:

  • Gastrite viral ou fúngica - pode ocorrer em indivíduos com uma doença prolongada ou comprometimento do sistema imune.
  • Gastrite eosinofílica - pode ser decorrente de uma reação alérgica à infestação por parasitas, e aí ocorre um acúmulo de eosinófilos na parede gástrica.
  • Gastrite atrófica - ocorre quando anticorpos atacam o revestimento gástrico, fazendo com que ele se torne muito delgado e perca muitas ou todas as células produtoras de ácido e enzimas,  podendo causar anemia perniciosa. Essa condição normalmente afeta idosos, ou em pacientes que foram submetidos à gastrectomia parcial).
  • Doença de Ménétrier - é uma forma de gastrite de causa desconhecida, onde as paredes do estômago formam pregas grandes e espessas e ocorre a formação de cistos com conteúdo líquido.
  • Gastrite de células plasmáticas - ocorre um acúmulo de plasmócitos na parede gástrica e em outros órgãos.

A ingestão de substâncias corrosivas como líquidos de limpeza doméstica, ou os altos níveis de radiação como  durante a radioterapia também podem ser causas indutoras da gastrite.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 16/07/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.