Gastrite tem cura

publicidade

A gastrite tem cura e ela pode ser alcançada de forma natural com o uso da espinheira santa (Maytenus ilicifolia), uma dieta adequada e através da retirada dos fatores causadores da gastrite, como cigarro, bebidas alcoólicas e uso indevido de remédios anti-inflamatórios.

A espinheira santa é uma planta medicinal que rica em taninos e óleos essenciais que protegem a mucosa gástrica, sendo tão eficiente quando os remédios para gastrite, como a Ranitidina e Cemitidina. Ela pode ser encontrada em forma de chá, cápsulas ou tintura, e pode ser comprada em farmácias, drogarias ou lojas de produtos naturais. A espinheira santa tem efeito anti-inflamatório e possui ainda ação calmante sendo útil em caso de gastrite nervosa.

A espinheira santa não produz efeitos colaterais e pode ser utilizada a longo prazo, sob orientação médica ou do nutricionista, sem trazer nenhum prejuízo para a saúde. Contudo, ela é contraindicada no primeiro trimestre de gravidez, por falta de estudos científicos sobre este assunto, e não deve ser utilizada durante a amamentação, devido à possível redução do leite materno.

A cura definitiva da gastrite pode ser alcançada quando o indivíduo elimina todas as causas da doença e segue o tratamento proposto pelo médico.

Dieta para gastrite

Na dieta para gastrite, recomenda-se que o indivíduo alimente-se a cada 3 horas e não beba nada durante as refeições, e o mais importante é saber o que se deve e o que não se deve comer, dando preferência ao consumo de alimentos cozidos em água e sal e/ou grelhados com sal, alho e azeite. Confira:

Alimentos que devem ser evitados em caso de gastrite

  • Alimentos em conserva como picles, azeitona
  • Café, chocolate, chocolate em pó
  • Churrasco, paio, linguiça
  • Alimentos crus ou mal lavados
  • Biscoitos, bolachas, bolos e massas preparadas com gordura hidrogenada
  • Refeições congeladas
  • Fast food, como hambúrguer, cachorro quente, churros
  • Cerveja, cachaça, vinho e outras bebidas alcoólicas

É importante saber que isto não é uma regra, mas um conselho, pois um determinado alimento pode fazer mal a um indivíduo com gastrite e não trazer nenhum malefício para outro que também sofra com a mesma doença. Portanto, o ideal é que o indivíduo anote numa folha os alimentos que ele já identificou que lhe fazem mal e evite-os, sempre que possível.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 08/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.