Frutas para Diabetes

publicidade

As frutas recomendadas para a diabetes são, em geral, mais fibrosas e menos doces.

Frutas permitidas na diabetes

Algumas frutas são mais indicadas para portadores de diabetes, como:

  • Maçã - a maçã tem uma fibra chamada pectina. A pectina é eficiente no controle da glicemia, redução do mau colesterol e prolonga a sensação de saciedade.
  • Limão - rico em vitamina C, previne problemas cardiovasculares por sua alta concentração de ácido nicotínico que protege as artérias e diminui a viscosidade do sangue prevenindo o aparecimento de trombose.
  • Amora - rica em composto que acelera a liberação de insulina, fazendo assim com que haja uma melhora na síntese de glicose, além de atuar como bactericida, anti-inflamatório e normalizar a pressão arterial. A amora é muito doce, por isso, a ingestão deve ser pequena e sempre acompanhada de uma torrada ou após uma refeição, por exemplo.

Frutas que diabéticos não devem comer

Os diabéticos não devem comer frutas doces, como a melancia, a banana, a uva ou as cerejas, por exemplo, assim como qualquer fruta que pretender comer deve ser consumida sob recomendação do nutricionista ou endocrinologista que acompanha o paciente.

Todas as frutas possuem frutose, que é o açúcar presente na fruta, e, por isso, nenhuma fruta deve ser consumida em grandes quantidades ou sem restrição.

Frutos secos

Os frutos secos são mais calóricos que os frutos frescos, por isso, o mais indicado é que diabéticos consumam frutas secas conforme a recomendação nutricional de cada caso, pois a gordura presente nos frutos secos, apesar de ter boa qualidade, pode engordar, o que também não é desejado para os diabéticos.

Verduras

As verduras são ricas em vitaminas, fibras e minerais e os diabéticos devem comer. Uma dieta saudável para os diabéticos deve ser composta de uma grande variedade de verduras e legumes.

O controle do peso, da glicemia, a visita regular no médico que acompanha o diabético, assim como o consumo correto dos medicamentos receitados pelo médico, são essenciais para uma boa qualidade de vida do diabético.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade