Farelo de trigo: o que é, para que serve e como consumir (com receitas)

Atualizado em novembro 2023

O farelo de trigo é a casca do grão de trigo, que oferece alguns benefícios para a saúde, como ajudar no emagrecimento, combater a prisão de ventre, diminuir o colesterol, aumentar o sistema imunológico e controlar a diabetes.

Esses benefícios se devem ao fato do farelo de trigo ser rico em fibras, como lignina, celulose e galactanos, e conter boas quantidades de minerais, vitaminas do complexo B e compostos bioativos, proporcionando propriedades antioxidantes, hipoglicemiantes, digestivas e cardioprotetoras.

O farelo de trigo pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, e, por ter um sabor neutro, pode ser adicionado em sucos, leites, frutas e iogurtes. Além disso, o farelo de trigo também pode ser usado em receitas como pães, bolos e biscoitos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O farelo de trigo promove os seguintes benefícios para saúde:

1. Combater a prisão de ventre

O farelo de trigo é rico em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos intestinais naturais, ajudando a combater e prevenir a prisão de ventre. Confira outros alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre.

2. Ajudar no controle da diabetes

Por conter ótimas quantidades de fibras, o farelo de trigo ajuda a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos a nível intestinal, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, sendo útil, por isso, no controle do diabetes.

3. Favorecer o emagrecimento

O farelo de trigo favorece o emagrecimento, porque é rico em fibras que aumentam a sensação de saciedade entre as refeições, diminuindo, assim, a ingestão de alimentos ao longo do dia. Veja outros alimentos ricos em fibras que também ajudam a emagrecer.

5. Evitar o surgimento de câncer

O farelo de trigo é rico em fibras e compostos antioxidantes, que atuam protegendo as células saudáveis ​​contra os danos causados ​​pelos radicais livres, ajudando a evitar o surgimento de alguns tipos de câncer, como de cólon, próstata e mama, por exemplo.

7. Diminuir o colesterol "ruim”

O farelo de trigo diminui os níveis do colesterol "ruim, LDL, no sangue, porque atua reduzindo a absorção de gorduras a nível intestinal, prevenindo, assim,o surgimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, acidente vascular cerebral ou infarto.

8. Ajudar a controlar a pressão arterial

Por ser rico em magnésio e potássio, minerais que auxiliam na eliminação do excesso de sódio pela urina, o farelo de trigo promove a circulação sanguínea, promovendo o controle da pressão arterial.

7. Melhorar o humor

O farelo de trigo é rico em vitamina B6 e magnésio, nutrientes que aumentam a produção de serotonina no organismo, ajudando a melhorar o humor e a reduzir a ansiedade.

8. Atuar como prebiótico

O farelo de trigo é rico em fibras prebióticas, que servem de alimento para as bactérias benéficas à saúde, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças intestinais, reduzir inflamações e aumentar as defesas do organismo. Saiba mais sobre os benefícios dos prebióticos.

Farelo de trigo engorda?

Quando consumido com moderação e incluído em uma alimentação saudável, associada à prática regular de exercícios físicos, o farelo de trigo não engorda.

No entanto, quando consumido em grandes quantidades, em uma dieta desequilibrada, associado ao sedentarismo, o farelo de trigo pode engordar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de farelo de trigo:

Componentes

100 g de farelo de trigo

Energia

293 calorias

Proteínas

16,2 g

Gorduras

5,3 g

Carboidratos

24,9 g

Fibras

40,2 g

Betacarotenos

6 mcg

Vitamina B3

29,3 g

Vitamina B6

1,4 g

Ácido fólico 140 mcg

Potássio 

1340mg

Fósforo

1060 mg

Magnésio

480 mg

Zinco

7,7 mg

Selênio

77, 6 mg

Para se obter os benefícios do farelo de trigo, é fundamental também manter uma alimentação equilibrada e saudável, e praticar exercícios físicos regularmente.

Se deseja saber como incluir o farelo de trigo numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como consumir

O farelo de trigo pode ser adicionado a frutas, sucos, vitaminas, leites e iogurtes, ou pode ser usado em receitas como mingau, bolos, pães, biscoitos e tortas.

Para se obter os benefícios do farelo de trigo, pode-se consumir 10 g, o que corresponde a 1 colher de sopa cheia, de farelo de trigo por dia.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo de mais de 3 colheres de sopa de farelo de trigo por dia, pode causar aumento na produção de gases, má digestão, inchaço e dor de estômago.

Quem não deve consumir

O farelo de trigo não é indicado para pessoas com alergia e intolerância ao glúten, e com doença celíaca.

Além disso, o farelo de trigo contém frutanos, um tipo de fibra que fermenta no intestino, podendo causar diarreia, dor na barriga e aumentar a produção de gases e, por isso, esse alimento também não é recomendado para pessoas com síndrome do intestino irritável.

Receitas saudáveis com farelo de trigo

Algumas receitas saudáveis com farelo de trigo incluem mingau, pão e biscoito de trigo.

1. Mingau de farelo de trigo

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de farelo de trigo;
  • 250 ml de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes numa panela e misturar bem com uma colher. Levar a panela ao fogo baixo e mexer até engrossar. Desligar o fogo, aguardar amornar, transferir para um prato e servir.

2. Bolo de farelo de trigo

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de farelo de trigo;
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo ou adoçante a gosto;
  • 1/2 xícara (de chá) de azeite ou outro óleo vegetal;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó químico;
  • 2 bananas prata;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180ºC. Cortar as bananas em fatias, ao comprido, e reservar. Colocar no liquidificador os ovos, o leite, ou bebida vegetal, e o óleo até ficar uma mistura homogênea. Acrescentar o restante dos ingredientes e bater por mais 2 a 3 minutos.

Transferir a massa para um tabuleiro untado, distribuir sobre a massa as fatias de banana e polvilhar com a canela em pó. Levar ao forno para assar por 25 a 35 minutos. Desligar o forno, aguardar amornar e servir em seguida.

3. Pão de farelo de trigo

Ingredientes:

  • 4 colheres (de sopa) de manteiga;
  • 3 ovos;
  • ½ xícara (de chá) de água morna;
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó químico;
  • 2 xícaras (de chá) de farelo de trigo.

Modo de preparo:

Em uma tigela, misturar bem os ovos, a manteiga e o farelo de trigo, com uma colher, até ficar uma massa uniforme. Em outro recipiente, misturar o fermento com a água morna e adicionar à mistura feita com os ovos, a manteiga e o farelo de trigo.

Misturar bem com uma colher ou espátula e transferir a massa para uma forma de pão untada. Levar a massa ao forno preaquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos, até que a massa fique levemente dourada.

4. Biscoito de farelo de trigo e cacau

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de manteiga derretida;
  • 3 colheres (de sopa) de farelo de trigo;
  • 3 colheres (de sopa) de sementes de linhaça;
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
  • 6 colheres (de sopa) de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 1 pitada de canela;
  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • Raspas de limão à gosto.

Modo de preparo:

Pré aquecer o forno a 180 ºC. Colocar todos os ingredientes em uma tigela e misturar bem com as pontas dos dedos até formar uma massa sem grudar nas mãos. Esticar a massa e fazer biscoitos no formato e altura que desejar. Colocar as massas cortadas em um tabuleiro e levar para assar no forno até os biscoitos ficarem bem dourados.