Benefícios da chia

publicidade

Os benefícios da chia para saúde incluem a melhora do trânsito intestinal, melhora do colesterol e até diminuição do apetite, porque a chia é nutricionalmente muito rica em fibras e vitaminas.

  • A elevada quantidade de fibras permite controlar a diabetes e manter uma boa saúde intestinal. As fibras que possui permitem que ao se colocar as sementes num como de água ao fim de algum tempo se forme um gel. Este gel permite proteger a mucosa do estômago e combater a gastrite assim como irá conduzir a um menor consumo de alimentos e controlar o peso, e por isso ajuda a emagrecer.
  • Como é rica em ômega-3, tem ação anti-inflamatória. Este nutriente está também relacionado com uma redução de doenças cardiovasculares e com uma boa saúde cerebral.
  • Seus antioxidantes permitem combater a ação de radicais livres que levam ao envelhecimento das células.

A semente de chia tem em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente, natural e econômico complemento nutricional.

Como usar a chia

Para usar a chia deve-se colocar 1 colher de sopa de semente de chia em 250ml de água e consumir 20 minutos antes das refeições principais. Ela forma um gel que diminui o apetite.

A chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo e pode ser adicionada no iogurte, cereais, sucos, bolos, saladas e temperos. Para obter todos os benefícios da chia basta consumir mais de duas colheres de sopa por dia.

Informação nutricional da semente de Chia

Composição nutricional de 100 g de sementes de chia:

Calorias371 kcal
Proteínas21,2 g
Carboidratos42 g
Gorduras Totais31,6 g
     Gordura Saturada3,2 g
     Gordura poliinsaturada25,6 g
     Ômega-319,8 g
     Ômeg-65,8 g
Vitamina A49,2 UI
Cálcio556,8 mg
Fósforo750,8 mg
Magnésio326 mg
Zinco44,5 mg
Potássio666,8 mg
Ferro6,28 mg
Fibras Totais41,2 g
     Fibras Solúveis5,3 g
     Fibras Insolúveis35,9 g

Benefícios da chia em cápsulas

Os benefícios da chia em cápsulas são maiores para pessoas que não têm tempo para preparar as suas próprias refeições ou tem dificuldade em transportar as sementes para adicionar aos preparados.  Os seus efeitos das sementes de chia são os mesmos em cápsulas ou em grão.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 23/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.