Enterobiose

publicidade

Enterobiose ou Oxiurose é uma doença causada pelos vermes oxiúrus, que parasitam no intestino dos seres humanos. Os principais sintomas são a coceira no ânus e as cólicas, e a toma de medicamentos é o tratamento mais efetivo para curar a doença.

Tratamento para enterobiose

O tratamento para enterobiose é feito com medicamentos como o Pamoato de Pirantel ou mebendazol, usado em dose única, com repetição da dose 2 semanas depois, além de usar uma pomada anti-helmíntica, como tiabendazol por 5 dias, que elimina os vermes e os ovos que infectam o organismo. Durante o tratamento com estes medicamentos o indivíduo pode sentir dor de cabeça, distúrbios intestinais e tonturas, mas recomenda-se fazer a repetição do tratamento após algumas semanas, para a eliminação total dos ovos dos vermes.

Sintomas de enterobiose

Os sintomas da enterobiose são:

  • coceira no ânus;
  • enjoo;
  • vômito;
  • dor na barriga;
  • cólica intestinal;
  • pode haver sangue nas fezes.

Contágio da enterobiose

O contágio da enterobiose se dá através de contato direto com os parasitas, sendo muito comum em crianças pequenas, que manipulam objetos infectados e acabam por colocar os dedos na boca causando a infecção. Ingestão de alimentos contaminados e ovos através da poeira são outras formas de transmissão.

Diagnóstico da enterobiose

O diagnóstico da enterobiose é feito através de exames de fezes que detecta a presença de ovos de oxiúros no organismo do indivíduo, a coceira no ânus é um sintoma determinante para a construção do diagnóstico de forma precisa.

Prevenção da enterobiose

A prevenção da enterobiose pode ser feita com precauções simples, como bons hábitos de higiene, cortar as unhas das crianças e ferver as roupas dos indivíduos infectados.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/09/2014 Última atualização da página: 27/05/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.