Escarlatina

publicidade

A escarlatina é uma doença contagiosa causada por uma bactéria e que tem como principais sintomas uma erupção cutânea generalizada em todo o corpo de cor rosada ou avermelhada, febre alta e infecção na garganta. Esta doença atinge principalmente crianças entre os 5 e os 15 anos de idade, mas também pode ocorrer nos adultos. O tratamento para escarlatina geralmente é feito com a toma de antibióticos como a penicilina, por exemplo.

A escarlatina se pega através do contato direto com o indivíduo contaminado, através da inalação das gotículas vindas pela tosse ou espirro.

Devido aos sintomas, contágio e ao mal estar causado pela doença a criança deve ficar em casa. Mas pode voltar à escola e às suas atividades normais 24 horas após o início do tratamento, sob indicação do pediatra, pois a doença já não é transmissível.

A bactéria ou o agente etiológico da escarlatina chama-se Streptococcus Beta Hemolítico do grupo A e o tempo de incubação da doença varia de 3 a 5 dias e nesta fase a doença é altamente contagiosa.

Sintomas da escarlatina

Os sintomas da escarlatina podem ser:

  • Febre alta;
  • Dor de garganta;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Erupções cutâneas que começam no pescoço e no tronco, e que vão progredindo em direção ao rosto e aos braços e pernas, como mostra a imagem 1;
  • Língua avermelhada, com as papilas gustativas bem visíveis, com aspecto de morango ou framboesa, como mostra a imagem 2;
  • Área ao redor da boca pode ficar esbranquiçada;
  • Inchaço nos pés, pernas e mãos;
  • Descamação da pele nas mãos e pés.

A febre alta geralmente mantém-se nos primeiros 2 a 3 dias e vai diminuindo progressivamente, mas pode manter-se durante uma semana.

A escarlatina em bebê manifesta-se de igual forma, com os mesmos sintomas e o tratamento também é realizado da mesma maneira.

Tratamento para escarlatina

O tratamento para escarlatina é feito com a toma de antibióticos como a Penicilina, Azitromicina ou Amoxicilina, durante 10 dias. Nos indivíduos alérgicos à penicilina o medicamento geralmente utilizado é a Eritromicina.

A escarlatina coça, por isso para amenizar a coceira pelo corpo, pode-se dar um banho de bicarbonato de sódio na criança e passar um óleo em toda a região avermelhada, fazendo uma suave massagem quando esta área começar a descamar.

Como a dor de garganta é um dos sintomas da escarlatina, a alimentação da criança deve ser pastosa, para facilitar a deglutição.

É normal que após a 2ª dose do medicamento, os sintomas desapareçam, mas é recomendando permanecer o tratamento por no mínimo 7 dias, para certificar-se que a bactéria foi realmente eliminada do corpo.

Complicações da escarlatina

As complicações da escarlatina podem ocorrer durante a doença ou semanas após a cura da doença, se a doença não for tratada adequadamente com a ingestão dos medicamentos antibióticos.

Durante a doença, as complicações podem ser otite, sinusite, laringite, entre outras infecções. Após a cura da doença as complicações podem ser febre reumática, que é a lesão das válvulas do coração e lesões do rim que podem evoluir para insuficiência renal.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 30/09/2014 Última atualização da página: 24/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.