Dor abdominal

publicidade

A dor abdominal pode estar relacionada ao intestino, estômago ou vesícula, por exemplo, porque são órgãos que estão localizados dentro da cavidade abdominal.

A dor abdominal do lado esquerdo pode indicar uma úlcera gástrica, enquanto a dor abdominal do lado direito pode indicar problemas no fígado ou apendicite, por exemplo. Já a dor abdominal inferior pode estar relacionada com doenças do intestino ou na bexiga, como Síndrome do cólon irritável ou endometriose.

Assim, quando o indivíduo apresenta dor abdominal que dura mais de 24 horas ou que é acompanhada por outros sintomas como febre, vômitos persistentes, sangue na urina, falta de apetite ou queimação na urina deve ir ao pronto-socorro ou consultar o clínico geral.

O que pode ser a dor abdominal

A causa mais comum de dor abdominal é o excesso de gases intestinais, principalmente, durante a prisão de ventre ou após comer alimentos que provocam gases, como o feijão, a batata-doce ou a lentilha. Veja o que fazer para aliviar a dor provocada pelo excesso de gases em: Flatulência.

Porém, outras causas de dor abdominal incluem:

  • Má-digestão ou gastrite, em caso de queimação no estômago, náuseas ou vômito, que pode ser tratada com um comprimido antiácido, como Ranitidina;
  • Infecção urinária, quando acompanhada de queimação ao urinar, devendo ser avaliada por um clínico geral;
  • Cólica renal ou biliar, quando acontece dor muito intensa, vômitos e dor nas costas, por exemplo, sendo recomendado ir ao pronto-socorro;
  • Apendicite, diverticulite, colecistite ou colite, principalmente quando surge febre, que deve ser avaliada por um clínico geral;
  • Obstrução do intestino, em situações de prisão de ventre prolongada e náuseas, que deve ser tratada por um gastroenterologista;
  • Câncer de estômago ou em outros órgãos abdominais, em casos de dor prolongada, por exemplo.

Outra causa comum de dor abdominal é a intoxicação alimentar que acontece quando se ingere comida estragada e que provoca sintomas como dor abdominal e diarreia. Neste caso, o que se pode fazer é ir ao pronto-socorro e evitar comer alimentos sólidos, dando preferência ao chá e à água.

Dor abdominal na gravidez

A dor abdominal na gravidez é um sintomas frequente que surge devido às alterações do útero da mulher e à prisão de ventre característica desta fase. No entanto, quando a dor piora ao longo do tempo e se localiza mais de um lado do corpo pode ser sinal de gravidez ectópica e, por isso, deve-se consultar o obstetra, mais rapidamente possível.

Além disso, a dor abdominal no final da gravidez também é normal e, geralmente, está relacionada ao estiramento dos músculos, ligamentos e tendões devido ao crescimento da barriga e, por isso, a grávida deve repousar várias vezes durante o dia.

Saiba mais sobre as principais causas de dor abdominal em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 25/07/2014 Última atualização da página: 14/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.