Sintomas de Hepatite

publicidade

​Os sintomas da hepatite, doença que afeta o fígado, geralmente surgem após 15 a 45 dias com o contato com o vírus e geralmente causam pele e olhos amarelados, além de urina escura e fezes claras.

Normalmente os primeiros sintomas da hepatite são:

  • Perda do apetite;
  • Enjôo, vômito;
  • Cansaço, mal-estar;
  • Dor nos músculos e nas articulações;
  • Dor de cabeça e fotofobia;
  • Tosse, nariz escorrendo e faringite.

Geralmente após 1 semana o paciente apresenta fezes claras, com a cor de massa de vidraceiro, e em até 2 semanas após o início dos sintomas, pode surgir cor amarelada na pele e nos olhos e no caso da hepatite A e E pode haver ainda febre de 38 a 39ºC. Quando a pele amarelada surge, na maioria das vezes, os outros sintomas desaparecem mas o fígado aumenta de volume e o paciente sente dor abdominal na região direita.

Estes sintomas são mais frequentes nas hepatites A, B, D e E e normalmente não aparecem na hepatite C, sendo esta descoberta num exame de rotina, por exemplo.

Em caso de suspeita de hepatite é recomendado ir ao médico e realizar exames de sangue específicos para hepatite para identificar o vírus causador e assim iniciar o tratamento adequado.

O teste da hepatite pode ser solicitado quando o indivíduo teve em contato com alguém infectado, esteve em países subdesenvolvidos ou mantém contato íntimo sem preservativo. Este exame também deve ser realizado durante a gravidez.

Como ocorre a transmissão da hepatite

A contaminação dá-se através do contato com as fezes de pessoas contaminadas e muitas vezes a transmissão do vírus ocorre sem que o indivíduo saiba que está com hepatite.

Alguns meios de transmissão da hepatite são contato com sangue contaminado, uso de vasos sanitários públicos, comida contaminada e pouca higiene. Outros meios propensos são as maçanetas, descargas e torneiras de locais públicos que podem estar contaminados e, ao tocar nestes objetos, o indivíduo pode esquecer-se de lavar as mãos e levá-la à boca, ingerindo o vírus.

Tratamento e cura da hepatite

O tratamento para hepatite consiste em repouso, hidratação e dieta adequada para o fígado. Desta forma, o fígado poderá se recuperar e o uso de medicamentos, por vezes, faz-se desnecessário. Nas hepatites A e E a cura da hepatite pode ser alcançada após cerca de 1 a 2 meses, enquanto que na hepatite B a maioria dos pacientes fica curado em 3 a 4 meses, mas a hepatite C nem sempre tem cura.

Veja como deve se alimentar em: Dieta para tratar hepatite.

Saiba mais sobre estas doenças em:

publicidade
publicidade