Dieta para intolerância à lactose

PUBLICIDADE

A dieta para a intolerância à lactose baseia-se na diminuição do consumo ou exclusão dos alimentos que contêm lactose, como leite e seus derivados. Seguir a dieta sem lactose faz desaparecer os sintomas da intolerância à lactose como diarreia ou dores abdominais.

A intolerância à lactose é a incapacidade do indivíduo de digerir a lactose presente no leite devido à ausência da enzima lactase no intestino delgado, assim, esta que já deveria ter sido parcialmente digerida chega no intestino grosso ainda inalterada e é fermentada por bactérias, tendo como consequências os gases, diarreia e dores abdominais.

Assista o vídeo para saber o que pode e o que não pode comer:

A exclusão dos alimentos com lactose da dieta é o melhor tratamento para o problema. Nestes casos é muito importante compensar a ingestão de cálcio com outros alimentos ricos em cálcio como caruru, espinafre ou tofu. Veja outros exemplos em: Alimentos ricos em cálcio sem leite.

Cardápio da dieta para intolerância à lactose

Na dieta para intolerância à lactose pode-se substituir o leite de vaca por bebidas vegetais como leite de aveia, arroz ou soja assim como por sucos de frutas naturais, os iogurtes podem ser de soja e o queijo pode ser substituído por presunto de peru, por exemplo.

Café da manhã1 copo de leite de arroz ou de soja, 1 pão com presunto de peru e uma maçã
Colação e lanches1 gelatina com 2 torradas ou 1 iogurte de soja com granola ou 1 pão com presunto e um suco de frutas ou uma taça de cereais com leite de aveia
Almoços e jantaresevitar os gratinados porque têm queijo e eliminar os molhos brancos pois têm leite ou creme de leite.

Como o iogurte e queijo têm uma menor quantidade de lactose pode não ser necessário excluir esses alimentos da dieta.

Além de restringir o consumo de leite, seus derivados e as receitas que são preparadas com leite ou manteiga, é importante verificar no rótulo de todos os alimentos que eles possuem lactose porque muitas bolachas, pães, molhos prontos e balas também contém lactose e por isso não devem ser consumidos em caso de intolerância à lactose.

Quando é feito o diagnóstico de intolerância à lactose deve-se excluir o leite, iogurte e queijo por 3 meses e depois experimentar comer iogurte, por exemplo e verificar se aparece algum sintoma de intolerância à lactose como diarreia, barriga inchada ou dores abdominais. Se não aparecer nenhum sintoma é porque o iogurte pode ser consumido. Este teste também pode ser feito com o queijo.

Além da alimentação correta existem medicamentos como Lactosil que podem ser tomados quando o indivíduo ingere algum alimento com lactose. Veja outros exemplos em: Teste para intolerância à lactose.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE