Tosse

publicidade

A tosse é um reflexo vital do organismo, geralmente causado pela presença de algum corpo estranho nas vias respiratórias ou inalação de substâncias tóxicas. As tosses seca, tosse com catarro e a tosse alérgica podem ainda ser um dos sintoma relacionados à gripe, resfriado, pneumonia, crises de bronquite, coqueluche e muitas outras doenças. O consumo de xaropes, mel e de medicamentos antitussígenos pode, muitas vezes, curar a tosse, embora esta só seja realmente curada ao eliminar sua causa.

Tipos de tosse

Existem vários tipos de tosse, os principais são:

Tosse alérgica

A tosse alérgica é caracterizada por uma tosse seca persistente que ocorre sempre que o indivíduo é exposto àquilo que ele tem alergia, que pode ser o pelo de gato ou de cachorro, poeira ou o pólen das flores ou a determinadas plantas, por exemplo. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão de remédios anti-histamínicos, como o Hixizine, mas é importante evitar o contato com o alérgeno para que a tosse seja realmente curada.

Tosse seca

A tosse seca pode ser causada por uma irritação na garganta causada pela inalação de fumaça, cigarro ou objeto estranho nas vias aéreas, por exemplo, e descobrir a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento. A água é um bom remédio natural que pode ajudar no tratamento da tosse seca, pois ela irá manter a garganta hidratada, acalmando a tosse.

Tosse com catarro

A tosse com catarro pode ser causada por doenças respiratórias, como gripe, resfriado ou infecção respiratória, por exemplo. Neste caso ela vem acompanhada de outros sintomas, como dor no corpo e, por vezes, febre. Seu tratamento pode ser feito com o uso de remédios para tosse que ajudam na eliminação do catarro, mas sempre sob orientação médica para evitar complicações.

Remédios para tosse

Alguns exemplos de remédios para tosse são:

​​Os remédios para tosse só devem ser utilizados sob orientação médica, pois se o indivíduo estiver com tosse com catarro e tomar um remédio que atue na inibição da tosse, o catarro poderá se acumular nos pulmões trazendo complicações, como a pneumonia, e se o indivíduo estiver com uma tosse alérgica e tomar remédios para tosse expectorantes, ele não terá resultados.

Tratamento caseiro para tosse

Além do consumo de medicamentos receitados pelo médico, para o tratamento caseiro da tosse é aconselhado:

  • Não dormir com o cabelo molhado;
  • Manter os pés aquecidos, utilizando meias;
  • Manter a garganta sempre bem hidratada, ingerindo água constantemente;
  • Evitar permanecer em locais com corrente de ar;
  • Vestir-se adequadamente de acordo com a estação do ano;
  • Evitar permanecer em locais empoeirados.

Estes cuidados são simples de serem seguidos e podem ajudar a controlar a tosse seca, alérgica ou com catarro. No entanto, se a tosse persistir por mais de 7 dias, um médico deverá ser consultado.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade