Consequências do Bullying

publicidade

O bullying, que é um ato de violência física e psicológica feita em idade escolar de modo constante e intencional por uma criança ou adolescente a outro mais frágil, leva a consequências graves para a vítima que podem prejudicar seu desenvolvimento físico e mental, como baixa auto-estima e dificuldades em dormir, por exemplo.

Geralmente, as consequências físicas do bullying resultam das alterações psicológicas que a criança sofre durante a idade escolar e, por isso, é importante que a criança, ou o adolescente, seja capaz de exprimir seus sentimentos com os pais, professores ou amigos de forma a evitar consequências no futuro.

Consequências psicológicas do Bullying

A criança ou adolescente que sofre de Bullying chora constantemente por raiva e tristeza, sendo que no seu dia-a-dia, manifesta sentimentos de medo, insegurança e angústia, desvalorizando as suas qualidades. Estes sentimentos, levam à pouca interação com outras pessoas e consequentemente conduz ao isolamento da família e amigos.

Além disso, outras das consequências do Bullying são a ificuldade de concentração para estudar e e o desinteresse pela escola, podendo levar à baixa do desempenho escolar, resultando em notas baixas e vermelhas.

As alterações psicológicas que a criança vitima de Bullying sofre, pode levar a alterações físicas, como dificuldade em dormir, distúrbios na alimentação e até levar ao consumo de álcool e drogas.

Consequências do bullying no futuro

Algumas consequências do Bullying no futuro podem ser:

  • Ter falta de confiança e baixa auto-estima;
  • Ter mais chances de apresentar estresse no trabalho;
  • Ter comportamentos de isolamento;
  • Sofrer de depressão.

No entanto, nem toda a criança ou adolescente que sofre de Bullying na infância ou adolescência desenvolve estas consequências em adulto, dependendo do seu estado emocional ou ajudas durante o período em que foi vítima de Bullying.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade