Saiba diferenciar os sintomas da Gripe comum, Gripe H1N1 e Zika

PUBLICIDADE

Os sintomas da gripe comum, da gripe H1N1 e do zika vírus são muito parecidos, mas normalmente têm intensidades diferentes ou afetam regiões do corpo diferentes.

Saber diferenciar os sintomas é importante para procurar ajuda médica e iniciar o tratamento adequado, principalmente em idosos, gestantes e crianças, que têm maiores chances de ter complicações.

Assim, veja na figura a seguir quais são os sintomas específicos de cada doença:

PUBLICIDADE

Saiba diferenciar os sintomas da Gripe comum, Gripe H1N1 e Zika

Além de conhecer os sintomas, é importante lembrar que as manifestações da gripe suína, também conhecida como gripe A ou H1N1, começam de for rápida e repentina, e que o não tratamento desta doença pode causar complicações como pneumonia e morte.

Como tratar

O tratamento destas 3 doenças é semelhante, sendo focado principalmente para aliviar os sintomas e evitar a desidratação. No entanto, o tratamento para a gripe suína também inclui o uso de medicamentos específicos para combater o vírus desta doença, como o o Tamiflu e o Releza, que devem ser tomados de 24 a 72 horas após o início dos sintomas.

Além disso, é importante procurar o médico logo que notar sinais de falta de ar, vômitos ou coceira na pele, para que o diagnóstico e o tratamento adequados sejam feitos. Saiba como deve ser feito o tratamento da gripe suína.

Como prevenir 

Para prevenir estas gripes deve-se evitar o contato com pessoas doentes, pois o vírus é transmitido através do contato com gotículas de saliva ou objetos contaminados, como pratos e copos.

Já a prevenção da zika é feita através do combate ao mosquito Aedes aegypt e do uso de repelentes contra a picada do mosquito. Veja dicas para combater este mosquito.

PUBLICIDADE