Citomegalovírus

publicidade

O citomegalovírus é um vírus da mesma família do herpes vírus, que pode causar uma infecção do sistema nervoso central, digestivo e na retina. Este vírus está presente na maioria das pessoas, que se manifesta quando o sistema imune encontra-se comprometido.

A citomegalovirose é o nome que se dá a doença causada pelo citomegalovírus. Praticamente todas as pessoas possuem o citomegalovírus, mas nem todas manifestam alguma doença por causa dele. As mais afetadas são aquelas que estão com suas defesas diminuídas, como acontece durante o tratamento do câncer e da Aids.

Quando o indivíduo é infectado com o citomegalovírus, ele não sai do corpo, permanecendo apenas latente e por isso não é correto dizer que a citomegalovirose tenha cura.

É comum a gestante descobrir a presença do citomegalovírus no organismo, através dos exames do pré-natal, mas ele geralmente é inofensivo e não provoca nenhuma alteração no bebê, principalmente quando a mulher foi infectada antes de engravidar, neste caso, as chances de passar o vírus para o bebê são inferiores a 1%.

Sintomas do citomegalovírus

Os sintomas do citomegalovírus podem surgir quando o indivíduo está com o sistema imune comprometido, neste caso ele poderá apresentar febre, dor de cabeça e de garganta e quando a doença encontra-se numa fase mais avançada pode haver comprometimento do fígado e do baço.

Normalmente quando o indivíduo é contaminado com o citomegalovírus não há sintomas envolvidos e por isso é comum que o paciente descubra esta infecção num exame de sangue.

Diagnóstico do citomegalovírus

O médico chega ao diagnóstico de infecção pelo citomegalovírus através de um exame de sangue que evidencia os anticorpos contra o vírus. O resultado citomegalovírus reagente CMV IgM indica a infecção aguda, e o CMV Igg permanece por toda vida.

Como ocorre a transmissão do citomegalovírus

A transmissão do citomegalovírus é muito fácil e pode ocorrer através do contato com secreções, como as da tosse e da saliva, contato íntimo com pessoa infectada e compartilhamento de objetos contaminados, como copos, talheres e toalhas.

Tratamento para citomegalovírus

O tratamento para citomegalovírus pode ser feito com remédios para combater os sintomas e, nos casos mais graves, pode-se recorrer a um medicamento antiviral, que devem ser utilizados por cerca de 30 dias.

Complicações do citomegalovírus

As complicações do citomegalovírus podem ser:

  • coriorretinite, que pode levar à cegueira,
  • comprometimento do intestino ou fígado,
  • comprometimento do sistema nervoso central, que pode gerar ausência de movimento nas pernas, mielite ou encefalite.

Apesar de grave, estas complicações são mais comuns em indivíduos muito debilitados.

Citomegalovírus na gravidez

Quando a mulher é infectada com o citomegalovírus na gravidez, há um maior risco de complicações. Neste caso, os sintomas podem incluir febre e inchaço dos gânglios linfáticos e o médico poderá receitar um antiviral, como forma de tratamento e para evitar a transmissão para o bebê.

Embora raras, as complicações que podem surgir devido à infecção pelo citomegalovírus na gravidez podem incluir: parto prematuro, calcificações cerebrais no bebê, retardo mental e/ou motor ou morte fetal. 

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 06/10/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.