Como congelar polpa de fruta

PUBLICIDADE

Congelar polpa de fruta para fazer sucos e vitaminas é uma boa alternativa para guardar a fruta por mais tempo e manter seus nutrientes. Quando congeladas corretamente, as frutas duram em média de 6 meses.

Congelar as frutas pode ser útil para aproveitar as frutas da época em outra estação do ano ou para evitar as idas frequentes ao supermercado. Alguns exemplos de frutas que podem ser congeladas são laranja, maracujá, graviola, melancia, morango e maçã. No entanto, a banana congelada não fica boa para fazer vitaminas, pois ela fica cremosa quando batida no liquidificador, mas pode ser uma boa opção como um sorvete natural de fruta.

Passos para congelar a polpa de fruta

Para congelar corretamente a polpa de fruta, é importante:

1. Como preparar a fruta para o congelamento

  • Escolher alimentos frescos, de boa qualidade, sem “machucados”;
  • Lavar bem a fruta e retirar sementes, caroços e cascas;
  • Triturar a fruta no liquidificador ou no processador, de preferência com lâmina de plástico para evitar a oxidação da vitamina C.

2. Como congelar a polpa de fruta

  • Embalar em saco plástico: usar saco próprio para congelamento e colocar apenas a quantidade que será usada para fazer sucos ou vitaminas depois, pois não se deve recongelar a polpa da fruta. Deve-se retirar todo o ar do saco plástico, pois o ar favorece a perda de vitamina C;
  • Em formas de gelo: colocar a polpa da fruta nas formas de gelo, lembrando de não encher a forminha toda, pois a polpa da fruta aumenta de volume quando congela. Nesse caso, deve-se evitar colocar as formas de gelo próximas da carne ou do peixe para evitar que o cheiro ou o sangue contaminem a polpa de fruta.

3. Como usar a polpa congelada

  • Logo após retirar a polpa do congelador ela já pode ser usar para fazer sucos ou vitaminas;
  • Bater no liquidificador com água ou leite.

Coloque uma etiqueta com a data do congelamento nos saquinhos ou anote em um bilhete na porta da geladeira, pois assim fica fácil de controlar a validade da polpa que foi congelada. Em frutas que escurecem com o tempo como a maçã, adicione uma colher de suco de limão à polpa que será congelada, isso ajudá a manter a cor da fruta mesmo após o congelamento.

Veja também como usar as frutas para melhorar a saúde:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE