Como calcular o período fértil

publicidade

Para calcular o período fértil, é necessário considerar que a concepção acontece em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Dessa forma, para estimar os períodos férteis, é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.

Essas contas podem ser úteis para programar a gravidez, ou se proteger de uma gestação fora dos planos. 

Como calcular o período fértil para não engravidar

Para calcular o período fértil para não engravidar, marque num calendário os dias em que a sua menstruação costumar vir, e observe se os ciclos são regulares ou não. A menstruação pode vir a cada 28, 29, 30 dias ou mais.

O dia mais fértil é sempre o meio do ciclo. Por isso, se a menstruação vier sempre de 30 em 30 dias, o 15º dia a contar a partir do primeiro dia da menstruação, é o dia mais fértil, mas os 3 dias antes e os 3 dias depois também são férteis, e por isso dentro destes 7 dias deve-se ter muito cuidado para não engravidar, utilizando métodos contraceptivos.

Nos outros dias do mês, apesar de não serem muito férteis, a mulher também pode engravidar se tiver relações sem camisinha ou outro método contraceptivo. Isto ocorre porque o tempo de vida de um espermatozoide dentro da mulher pode ser de até 3 dias, e por isso se a mulher tiver relações desprotegidas cerca de 3 dias antes do início do seu período fértil, ela também poderá engravidar.

Como calcular o período fértil com ciclo irregular

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vêm sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas. 

Para as mulheres que possuem a menstruação irregular e desejam engravidar pode-se recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e estar atenta aos sinais de período fértil como corrimento semelhante à clara de ovo. Já para aquelas que não desejam engravidar, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 17/04/2014 Última data de atualização da página: 19/11/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.