Causas do choque séptico

publicidade

O choque séptico é uma situação grave que pode rapidamente levar à morte. As causas do choque séptico são a presença de micro organismo vindos de uma infecção local, que atingem todo o corpo, podendo levar à falência múltipla dos órgãos.

Uma infecção na pele, no pulmão, no coração, no rim ou em qualquer outra área do corpo pode levar à sepse e ao choque séptico. Assim como as sondas e os catéteres infectados (mau higienizados) colocados diretamente na veia do paciente.

O choque séptico é na verdade, causado pelas toxinas geradas por estes micro organismos e pelas citosinas, produzidas pelo corpo para combatê-las. Assim, os vasos sanguíneos ficam dilatados, que levam à diminuição da pressão arterial e causando perda de líquidos para o meio intersticial.

Isso leva ao aumento dos batimentos cardíacos e aumento da frequência respiratória para tentar manter o indivíduo vivo. Mas consequentemente há um inchaço generalizado que atinge também o coração e o pulmão, trazendo dificuldade respiratória devido à presença de líquidos no pulmão.

O tratamento para o choque séptico deve ser iniciado o mais rapidamente possível para salvar a vida do paciente. Mas apesar dos esforços médicos, mais da metade dos casos, não sobrevivem.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 05/12/2011
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.