Septicemia

publicidade

A septicemia, também chamada de choque séptico, é uma infecção generalizada por todo o corpo causada por bactérias que infectam o sangue. É uma condição potencialmente fatal que afeta diretamente os pulmões, os rins e o coração.

Causas da septicemia

As causas da septicemia são a presença de micro-organismos na corrente sanguínea vindas de outro foco infeccioso (pele, pulmão, rim...).

Elas geram toxinas que levam ao aumento da produção de citocinas que, em grande quantidade, levam ao aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos e, consequente, perda de líquidos para o meio, gerando um edema generalizado.

Este grande edema prejudica o funcionamento de todos os órgãos do corpo humano, podendo levar à falência múltipla dos órgãos e, consequentemente, à morte.

Sintomas da septicemia

Os sintomas da septicemia são:

  • Febre
  • Infecção
  • Confusão mental
  • Alteração da pressão arterial
  • Taquicardia
  • Respiração rápida e ofegante
  • Pouca urina

Tratamento para septicemia

O tratamento ideal para a septicemia é antibioticoterapia. Porém, é necessário detectar o tipo da bactéria e de que órgão partiu a infecção para que o tratamento seja eficiente, além de ter que ser rapidamente implementado para aumentar as chances do paciente sobreviver.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 27/08/2014 Última atualização da página: 09/11/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.