Broncopneumonia

publicidade

A broncopneumonia é uma inflamação do pulmão que gera lesões que podem estar espalhadas por várias partes dos pulmões, afetando principalmente indivíduos com sistema imune enfraquecido.

Geralmente, a broncopneumonia não é contagiosa e, por isso, o paciente não precisa ficar isolado dos outros.

A broncopneumonia tem cura e deve ser tratada por um pneumologista. Após o tratamento, deve-se utilizar roupa adequada à estação do ano e evitar locais com muita gente, prevenindo que a broncopneumonia volte.

Tratamento para broncopneumonia

O tratamento para broncopneumonia pode durar até 14 dias e é, normalmente, feito em casa com a ingetão de remédios antibióticos, como ceftriaxona e azitromicina.

Nos casos mais graves, os pacientes podem ser internados para receber oxigênio e fazer fisioterapia respiratória, facilitando a respiração.

Durante o tratamento para broncopneumonia o paciente deve manter o repouso em casa, beber cerca de 2 litros de água por dia, fazer nebulizações conforme prescrição médica e evitar fumar ou ir em locais com fumaça.

Causas da broncopneumonia

As causas da broncopneumonia em bebê incluem:

  • Gripe ou resfriado mal curados;
  • Aspiração de líquidos para o pulmão, causando broncopneumonia aspirativa;
  • Complicações de outras doenças, como sarampo ou difteria, por exemplo.

Estas causas de broncopneumonia são mais frequentes em bebês com menos de 2 anos, idosos e pacientes com HIV.

Sintomas da broncopneumonia

Os sintomas da broncopneumonia podem incluir:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Dificuldade para respirar;
  • Calafrios;
  • Tosse com catarro;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Pontas dos dedos e lábios arroxeados.

Quando o indivíduo apresenta estes sintomas deve informar um médico pneumologista para realizar um raio-x do tórax e auscultação pulmonar, de forma a diagnosticar a doença e iniciar o tratamento adequado, prevenindo complicações como cistos de ar no pulmão.

Broncopneumonia em bebê

A broncopneumonia em bebê é muito frequente, uma vez que o sistema imune do bebê se encontra pouco desenvolvido, facilitando o desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos que podem causar esta infecção.

Normalmente, a broncopneumonia em bebê gera sintomas como febre, respiração rápida e ruidosa, catarro excessivo, cansaço frequente e falta de apetite, sendo recomendado consultar o pediatra para iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 21/05/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.