Fisioterapia Respiratória

publicidade

A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo. Ela deve ser sempre realizada pelo fisioterapeuta em casa, na clínica, no hospital ou no trabalho.

Para que serve a fisioterapia respiratória

A fisioterapia respiratória serve para melhorar o aporte de oxigênio para todo o organismo. O objetivo sempre será liberar as vias respiratórias das secreções e aumentar a capacidade ventilatória do pulmão. Para tal, o fisioterapeuta pode recorrer a aparelhos que mobilizam a secreção, fluidificam e facilitam a sua retirada, como o flutter e o nebulizador, por exemplo.

Exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Além disso, a fisioterapia respiratória pode ser feita também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos.

Fisioterapia respiratória em pediatria

A fisioterapia respiratória pode ser realizada ainda na infância dentro da pediatria e da neonatologia, sempre que houver necessidade pois as crianças também são susceptíveis ao surgimento de doenças como pneumonia e bronquiolite e a fisioterapia respiratória poderá ser indicada para tratar estas e outras doenças a fim de melhorar a troca gasosa e assim facilitar a respiração destas.

Fisioterapia respiratória ambulatorial

A fisioterapia respiratória ambulatorial é aquela praticada nas clínicas, a fim de tratar e proporcionar alívio de doenças crônicas como asma e doenças relacionadas ao coração. Dependendo da orientação do médico, ela deverá ser realizada 1 ou 2 vezes por semana por tempo indeterminado.

Fisioterapia respiratória hospitalar

A fisioterapia respiratória hospitalar é aquela praticada nos quartos do hospital quando o paciente encontra-se internado e por vezes, acamado. Neste caso indica-se a fisioterapia motora e respiratória durante seu internamento e mesmo que ele não tenha nenhuma doença respiratória, ele deverá fazer pelo menos 1 sessão diária de fisioterapia respiratória como forma de prevenir o aparecimento de doenças respiratórias e melhorar a função pulmonar.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 21/10/2014 Última atualização da página: 23/04/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.