Desenvolvimento do bebê com 9 meses: peso, sono e alimentação

Atualizado em abril 2024

O bebê com 9 meses tem mais força e, geralmente, já consegue se sentar sem apoio e tenta engatinhar ou ficar de pé quando apoia em algum objeto. Nesta fase, o bebê também tem melhor capacidade visual, sendo capaz de acompanhar bem os movimentos de objetos e pessoas.

Com 9 meses, além do aleitamento materno, ou fórmula infantil, a alimentação do bebê deve incluir alimentos naturais e saudáveis, que devem ser oferecidos na forma de uma papa de frutas frescas no lanche da manhã e da tarde e uma papa “salgada”, no almoço e no jantar. Conheça outras dicas para a alimentação do bebê com 9 meses.

Cada bebê é único e possui seu próprio ritmo de crescimento, desenvolvimento e sono. No entanto, em caso de dúvidas ou suspeita de alguma alteração no desenvolvimento do bebê, é recomendado consultar um pediatra para uma avaliação.

Bebê com 9 meses montando uma pequena torre com um brinquedo

Peso do bebê

A tabela a seguir indica o intervalo de peso ideal do bebê com 9 meses, assim como outros parâmetro importantes como altura, perímetro cefálico e ganho de peso mensal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Menino

Menina

Peso

7,1 a 11 kg

6,5 a 10,5 kg

Altura

67,4 a 76,3 cm

65,2 a 75 cm

Perímetro cefálico

43,7 a 46,3 cm

42,5 a 45,2 cm

Ganho de peso mensal

450 g

450 g

Caso o bebê apresente valores acima ou abaixo dos intervalos indicados, é aconselhado consultar um pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Desenvolvimento do bebê

O bebê com 9 meses já tem mais força, conseguindo mudar para a posição sentada sozinho, mantê-la sem apoio e puxar objetos ao seu alcance na tentativa de ficar de pé. Bebês nessa idade também estão começando a engatinhar.

Nesta fase, o bebê acompanha bem objetos e pessoas se movimentando e demonstra interesse e vontade de interagir, emitindo diferentes sons para chamar a atenção, como “mamama” ou ”bababa”. Também entende quando dizem “não” e reconhece o próprio nome.

Para ajudar no desenvolvimento, pode-se apontar para diferentes objetos, chamando a atenção do bebê para eles e descrevendo-os, sendo importante também conversar com o bebê e organizar um espaço amplo e seguro para que ele possa se movimentar e explorar.

Confira outras dicas que também podem ajudar no desenvolvimento do bebê:

Quando vacinar o bebê

O bebê com 9 meses precisará tomar somente a primeira dose da vacina contra febre amarela. Conheça todas as vacinas recomendadas para o bebê.

Alimentação do bebê

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o leite materno ainda é importante para o bebê com 9 meses, mas não deve substituir a alimentação por meio das papas. Já quando a amamentação não é recomendada, a fórmula infantil deve ser oferecida de acordo com as orientações do pediatra.

As papas são a principal fonte de nutrientes para o bebê com 9 meses, devendo ser oferecidas papas de frutas frescas nos lanches da manhã e da tarde, e papas salgadas, preparadas com cereais, tubérculos, vegetais, leguminosas, e proteínas, no almoço e no jantar.

Leia também: Alimentação do bebê dos 9 aos 12 meses tuasaude.com/alimentacao-do-bebe

Aos 9 meses, o bebê normalmente consegue aceitar alimentos cortados ou levemente amassados e, para estimular o reconhecimento dos sabores e texturas, o ideal é oferecê-los separados no prato.

Como o paladar ainda está em desenvolvimento, não são indicados alimentos ricos em gordura e açúcar, como chocolate, sorvete, biscoito, sucos industrializados ou molhos prontos. Além de contribuir para um hábito alimentar ruim, também favorecem a obesidade ou outros problemas de saúde no futuro.

É importante também que o bebê consuma 800 ml de água filtrada ou fervida por dia considerando a água do leite materno, ou usada no preparo da fórmula infantil, a água usada em sopas e caldos e a água pura oferecida ao longo do dia. Saiba como dar água para o bebê com 9 meses.

Sono do bebê

A duração do sono do bebê com 9 meses varia de acordo com cada criança, No entanto, o sono do bebê nesta fase dura em torno de 14 horas por dia, incluindo o sono da noite, que deve durar entre 9 a 11 horas, e até 3 sonecas ao longo do dia, com duração de até 1 hora cada.

Leia também: Quantas horas o bebê precisa dormir por idade (0 a 3 anos) tuasaude.com/quantas-horas-os-bebes-precisam-dormir

Alguns bebês podem ter dificuldades para dormir à noite, sendo recomendadas medidas como diminuir o barulho e a iluminação da casa e evitar a exposição do bebê a telas, como TV ou celular, para ajudá-lo a relaxar e dormir melhor.

Brincadeiras e atividades

As brincadeiras e atividades ajudam a estimular a curiosidade, a coordenação motora, o conhecimento do espaço ao redor, a linguagem, a visão, a audição e o tato do bebê.

Algumas brincadeiras para estimular o bebê incluem brincar de esconder e mostrar o rosto e de e esconde-esconde. Outra brincadeira que diverte e estimula o desenvolvimento do bebê, é retirar e colocar uma bolinha em uma caixa de papelão aberta, deixando o bebê observar e, depois, tentar fazer o mesmo. Conheça outras brincadeiras sugeridas para o bebê com 9 meses.

Vídeos relacionados