Desenvolvimento do bebê com 2 meses: peso, sono e alimentação

Atualizado em abril 2023

O bebê com 2 meses é um pouco mais ativo que o recém-nascido, porém, ainda interage pouco com as pessoas e precisa dormir cerca de 16 horas por dia, podendo ter sonos leves e agitados ou mais tranquilos.

Aos 2 meses, o bebê melhora a sustentação da cabeça, levantando a cabeça quando é colocado de bruços. Além disso, o bebê consegue perceber alguns sons e acompanha com o olhar o movimento das pessoas, explorando mais o que está à sua volta.

A alimentação do bebê aos 2 meses deve ser exclusivamente com leite materno e sob livre demanda, que é quando o bebê quiser mamar. Já em casos onde a mãe não consegue amamentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil, seguindo as recomendações do pediatra.

Nesta idade, o bebê já sorri em resposta aos estímulos dos pais ou responsáveis, além de perceber e balbuciar alguns sons, brincar com os dedos e mexer o corpo.

É importante lembrar que as características do sono, da fala e as brincadeiras acontecem em ritmos diferentes para cada bebê. Por isso, em casos de dúvidas sobre o desenvolvimento do bebê, é recomendado realizar uma consulta com o pediatra.

Imagem ilustrativa número 1

Peso do bebê

A seguinte tabela indica o intervalo de peso ideal do bebê para esta idade, assim como outros parâmetro importantes como estatura, perímetro cefálico de acordo com a Organização Mundial de Saúde:

 

Meninos

Meninas

Peso

4,3 a 7,1 kg

3,9 a 6,6 kg

Estatura

54,5 a 62,4 cm

53 a 61 cm

Perímetro cefálico

38 a 40,5 cm

37 a 39,5 cm

Ganho de peso mensal

700 g

700 g

Porém, se o bebê apresentar valores acima ou abaixo dos indicados, é recomendado consultar o pediatra para avaliar o desenvolvimento da criança.

Como é o sono do bebê

O sono do bebê com 2 meses ainda não é muito regular, com duração de 14 a 16 horas por dia e podem acordar cerca de 2 a 3 vezes durante a noite por algum desconforto, como fome, ou urina e fezes na fralda.

Alguns bebês podem “trocar o dia pela noite” e, para ajudar manter bons hábitos de sono, existem algumas dicas fundamentais, que incluem:

  • Se acordar muito cedo, tentar manter o bebê no berço para que durma um pouco mais;
  • Manter o quarto mais escuro, com o uso de cortinas, por exemplo;
  • Não deixar o bebê dormir na cama dos pais ou responsáveis;
  • Tentar dar a última alimentação na hora que de dormir.

Além disso, também é importante manter a mesma rotina antes de dormir para que o bebê acostume ao horário do sono, que deve ser contínuo e durar em torno de 10 horas por noite.

Alimentação do bebê com 2 meses

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a alimentação do bebê com 2 meses deve ser exclusivamente com leite materno, que deve ser oferecido sob livre demanda, ou seja, sempre que o bebê quiser.

É recomendado manter a amamentação exclusiva até os 6 meses, pois o leite materno fornece todos os nutrientes e a quantidade de água que o bebê precisa.

Caso a mãe não possa amamentar o bebê, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de fórmula infantil, que deve seguir as recomendações do pediatra quanto ao tipo e a quantidade.

É importante lembrar que os bebês que se alimentam com fórmula infantil precisam beber 700 ml de água por dia, sendo importante consultar o pediatra quanto à necessidade de oferecer água pura, filtrada ou fervida, além daquela utilizada na preparação das mamadeiras. Veja a quantidade de água recomendada de acordo com a idade do bebê.

Desenvolvimento do bebê

Aos 2 meses o bebê é pouco ativo, mas já começa a sustentar um pouco melhor a cabeça, levantando a cabeça quando é colocado de bruços.

Normalmente o bebê chora quando está com fome, com sono, com a fralda suja, com dor, ou quando quer carinho e maior atenção dos pais ou responsáveis. Conheça outras causas do choro do bebê.

Com esta idade, o bebê consegue perceber alguns sons, já sorri em resposta aos estímulos dos pais, além de balbuciar alguns sons.

Aos 2 meses, o bebê ainda tem a visão desfocada, mas os objetos de cores vivas já chamam sua atenção, conseguindo acompanhar com o olhar o movimento de pessoas, e explorando mais o que está à sua volta.

Veja o que fazer no dia a dia para estimular o desenvolvimento do bebê:

youtube image - Saiba como ajudar o bebê a Sentar, Engatinhar e Andar

Quando vacinar o bebê

Aos 2 meses, é importante que o bebê receba as vacinas incluídas no calendário nacional de vacinação, como:

  • Primeira dose da vacina VIP/VOP, contra a poliomielite;
  • Primeira dose da vacina Pentavalente/DTP, contra a difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus tipo B e hepatite B;
  • Primeira dose da vacina contra o Rotavírus.

Além disso, o bebê aos 2 meses também recebe a primeira dose da vacina pneumocócica, que protege contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo pneumococo. Conheça todo o planejamento das vacinas para  cada fase do bebê.

Brincadeiras e atividades

As brincadeiras do bebê com 2 meses são importantes para estimular o desenvolvimento e aumentar o vínculo com os pais ou responsáveis. Para isso, o bebê deve ser  estimulado com músicas calmas, com cantos ou massagens após o banho, por exemplo. 

Outra forma para estimular a visão do bebê é pendurando objetos, figuras coloridas, móbiles no berço ou no local onde ele fique durante o dia. 

Além disso, é importante que se converse com o bebê, olhando diretamente em seus olhos, com a voz baixa e calma, para estimular a comunicação e conexão da criança com os pais ou responsáveis. Veja outras brincadeiras para estimular o desenvolvimento do bebê.

Aos 2 meses, o bebê já pode realizar passeios diários em locais abertos e arejados, como praças ou parques naturais, de preferência antes das 10:00 da manhã, ou no final da tarde, a partir das 17h.