Alimentos ricos em ácido fólico

publicidade

Alguns alimentos ricos em ácido fólico podem ser fígado de aves, levedura de cerveja ou espinafre mas o ácido fólico é uma vitamina que se encontra em grande parte dos alimentos tanto vegetais como animais e por isso facilmente o organismo consegue através da alimentação ter toda a quantidade de ácido fólico necessária. 

A suplementação em ácido fólico é especialmente utilizada durante a gravidez para evitar mal-formações no bebê.

Tabela de alimentos ricos em ácido fólico:

AlimentosPesoQuantidade de ácido fólico
Fígado de galinha cozido100 g770 mcg
Fígado de peru cozido100 g666 mcg
Levedura de cerveja16 g626 mcg
Fígado de boi cozido100 g220 mcg
Lentilha99 g179 mcg
Quiabo cozido92 g134 mcg
Feijão-preto cozido86 g128 mcg
Espinafre cozido95 g103 mcg
Soja verde cozida90 g100 mcg
Macarrão cozido140 g98 mcg

A ingestão dietética recomendada de ácido fólico em adultos saudáveis é de cerca de 400 mcg por dia e para gestantes 600 mcg por dia.

Onde encontrar o ácido fólico

Além de naturalmente presente nos alimentos, o ácido fólico pode ser encontrado facilmente nas farmácias em forma de suplemento medicamentoso em comprimido, solução ou gotas com os nomes comerciais de Folicil, Enfol, Folacin, Acfol ou Endofolin. O preço do suplemento em ácido fólico pode variar entre 7 a 22 reais.

Ácido fólico na gravidez

O ácido fólico na gravidez é geralmente recomendada pelo médico obstetra como prevenção de complicações de formação do bebê e deve ser iniciada entre 3 a 6 meses antes da concepção do bebê, enquanto o casal ainda está fazendo planos e tentando engravidar.

O acompanhamento e prescrição de suplementos pelo obstetra durante o pré-natal é indispensável para garantir o bem estar do bebê e da mãe, assim como o equilíbrio nutricional e ganho de peso de mãe e filho.

Função do ácido fólico

O ácido fólico, que é a vitamina B9, é essencial para a saúde de todos, mas é especialmente importante durante a gravidez, para diminuir os problemas gestacionais na formação do bebê. Esses problemas são relacionados especialmente a problemas neurológicos de formação, como espinha bífida, por exemplo.

A carência do ácido fólico pode causar diarreia, má absorção de nutrientes ao nível gastrointestinal e anemia megaloblástica. Tanto a deficiência em ácido fólico como em ferro podem levar a anemia.

Valores de referência de ácido fólico no sangue

Os valores de referência do ácido fólico no sangue encontram-se entre 55 e 1.100 ng/mL. Para saber a quantidade de ácido fólico no organismo se faz um exame de sangue e quando os valores estão abaixo de 55 ng/ mL o indivíduo pode ter anemia megaloblástica e hemolítica, desnutrição, doença hepática alcoólica, hipertiroidismo, deficiência da vitamina C, câncer, febre ou então no caso de mulheres pode estar grávida.

Links úteis:

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 19/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.