Alimentos ricos em ácido fólico

publicidade

Os alimentos ricos em ácido fólico, como levedura de cerveja, feijão e lentilhas são muito indicados para quem está tentando engravidar porque o ácido fólico serve para ajudam na formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo doenças graves como a espinha bífida, por exemplo.

No entanto, além do consumo destes alimentos, é comum o Ginecologista Obstetra indicar que a mulher tome os comprimidos de ácido fólico alguns meses antes de engravidar e nas primeiras semanas de gestação para garantir que não haja falta de ácido fólico na gestante.

O ácido fólico, que é a vitamina B9, é essencial para a saúde de todos, e a carência do ácido fólico pode causar diarreia, má absorção de nutrientes ao nível gastrointestinal e anemia megaloblástica. Tanto a deficiência em ácido fólico como em ferro podem levar a anemia.

Tabela de alimentos ricos em ácido fólico:

AlimentosPesoQuantidade de ácido fólico
Fígado de galinha cozido100 g770 mcg
Fígado de peru cozido100 g666 mcg
Levedura de cerveja16 g626 mcg
Fígado de boi cozido100 g220 mcg
Lentilhas99 g179 mcg
Quiabo cozido92 g134 mcg
Feijão-preto cozido86 g128 mcg
Espinafre cozido95 g103 mcg
Soja verde cozida90 g100 mcg
Macarrão cozido140 g98 mcg

A ingestão recomendada de ácido fólico para adultos saudáveis é de 400 mcg por dia, e para gestantes, é de 600 mcg por dia.

Onde encontrar o ácido fólico

Além de naturalmente presente nos alimentos, o ácido fólico pode ser encontrado facilmente nas farmácias em forma de suplemento medicamentoso em comprimido, solução ou gotas com os nomes comerciais de Folicil, Enfol, Folacin, Acfol ou Endofolin. O preço do suplemento em ácido fólico pode variar entre 7 a 22 reais.

Além disso alguns alimentos também podem ser enriquecidos com ácido fólico e assim se encontrar mais quantidade de ácido fólico em alimentos como aveia, arroz, pão ou macarrão assim como aqueles que usem farinha de trigo enriquecida como tortilhas de trigo, biscoitos doces e de água e sal.

Valores de referência de ácido fólico no sangue

Os valores de referência do ácido fólico no sangue encontram-se entre 55 e 1.100 ng/mL. Para saber a quantidade de ácido fólico no organismo se faz um exame de sangue e quando os valores estão abaixo de 55 ng/ mL o indivíduo pode ter anemia megaloblástica e hemolítica, desnutrição, doença hepática alcoólica, hipertiroidismo, deficiência da vitamina C, câncer, febre ou então no caso de mulheres pode estar grávida.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade