Ácido Fólico na Gravidez Previne Doenças e Parto Prematuro

Tomar comprimidos de ácido fólico na gravidez não engorda e serve para garantir uma gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebê, prevenindo lesões no tubo neural do bebê e doenças. A dosagem ideal deve ser orientada pelo obstetra e é aconselhado iniciar o seu consumo no mínimo 1 mês antes de engravidar. 

Este consumo deve ser iniciado bem cedo porque o tubo neural, a estrutura fundamental para o completo desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, fecha nas primeiras 4 semanas de gestação, um período onde a mulher pode ainda não ter descoberto que está grávida. 

Ácido Fólico na Gravidez Previne Doenças e Parto Prematuro

Para que serve o ácido fólico na gravidez

O ácido fólico na gravidez serve para diminuir o risco de lesões no tubo neural do bebê, prevenindo doenças, como:

  • Espinha bífida;
  • Anencefalia; 
  • Lábio leporino;
  • Doenças cardíacas;
  • Anemia na mãe.

Além disso, o ácido fólico é também responsável por ajudar na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como diminui o risco de pré eclampsia durante a gravidez. Conheça todos os sintomas que esta complicação pode provocar em Pré-eclâmpsia

Doses recomendadas de ácido fólico

Geralmente, a dose recomendada de ácido fólico na gravidez é de 600 mcg por dia, porém como muitos dos comprimidos utilizados são de 1, 2 e 5 mg, é comum o médico recomendar a ingestão de 1 mg, para facilitar a toma do remédio. Alguns dos suplementos que podem ser recomendados incluem o Folicil, Endofolin, Enfol, Folacin ou Acfol por exemplo. 

Em alguns casos especiais, como quando a mulher é obesa, tem epilepsia ou já teve filhos com alguma deficiência no sistema nervoso, as doses recomendadas podem ser superiores, podendo chegar ao 5 mg por dia. 

Os remédios não são a única fonte de ácido fólico, pois este nutriente também se encontra presente em diversos vegetais verdes escuros, como couve, rúcula ou brócolis por exemplo. Além disso, alguns alimentos processados como as farinhas de trigo têm sido reforçados com este nutriente para prevenir carências alimentares. 

Alimentos ricos em Ácido fólico

Alguns alimentos ricos em ácido fólico que devem ser consumidos regularmente,  incluem: 

  • Fígado de galinha, peru ou boi cozido;
  • Levedo de cerveja;
  • Feijão-preto cozido;
  • Espinafre cozido;
  • Macarrão cozido; 
  • Ervilhas ou lentilhas.
Alimentos verdes escuros ricos em Ácido fólicoAlimentos verdes escuros ricos em Ácido fólico

Este tipo de alimentos ajuda a garantir quantidades suficientes de ácido fólico para o corpo, sendo este nutriente também muito importante para o pai do bebê, que tal como a mãe deve apostar no consumo destes alimentos para garantir o bom desenvolvimento do bebê. Veja outros alimentos ricos neste nutriente em Alimentos ricos em ácido fólico.

Veja também porque o Uso de suplementos de vitamina C e E é desaconselhado na gravidez.

Mais sobre este assunto: