Ácido Fólico na Gravidez

publicidade

O ácido fólico na gravidez é um suplemento comum entre as grávidas, pois durante os 3 primeiros meses a mulher deve tomar uma dose diária de suplemento de ácido fólico, na quantidade recomendada pelo médico para prevenir malformações congênitas no bebê relacionadas com o sistema nervoso.

Ácido fólico antes de engravidar

Como estas malformações ocorrem antes das 8 semanas de gestação, época em que a mulher pode ainda não ter descoberto a gravidez, recomenda-se tomar o ácido fólico desde o momento em que a mulher começa a tentar engravidar, em média entre 3 a 6 meses antes de engravidar de fato, de forma a preparar o corpo para receber o bebê e diminuir os riscos de malformações relacionadas a carência de ácido fólico.

Ácido fólico na gestação

A necessidade de ácido fólico na gestação aumenta de 400 mcg para 600 mcg por dia. Ingerir alimentos ricos em ácido fólico ajuda a garantir uma oferta suficiente deste nutriente para a mãe, porém a suplementação de ácido fólico é prescrita geralmente pelo médico que acompanha a gravidez.

A ingestão de alimentos ricos em ácido fólico também deve ser feita pelo futuro candidato a pai. Uma boa maneira de suprir as necessidades do ácido fólico é com o consumo de alimentos ricos em folato, como feijão, laranja, amêndoa, amendoim, fígado, cereais, espinafre, soja, milho, avelã, caju, tomate, cogumelos, brócolis e couve.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 24/10/2014 Última atualização da página: 04/02/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.