Alimentos Alcalinos

PUBLICIDADE

O consumo de alimentos alcalinos ajuda a diminuir a acidez do sangue, sendo por isso um fator importante para o equilíbrio do organismo e para ajudar na cura  e prevenção de doenças.

Os alimentos alcalinos ainda ajudam a eliminar toxinas principalmente aqueles que também são diuréticos como o pepino, aipo ou limão, por exemplo.

Além disso, os alimentos alcalinos que também são termogênicos como a pimenta cayena, o gengibre ou o ginseng facilitam o emagrecimento, sendo uma excelente opção para quem está de dieta.

Tabela de alimentos alcalinos

Esta lista de alimentos alcalinos é importante para fazer uma alimentação com um pH equilibrado que ajuda a manter o organismo saudável, prevenindo e combatendo doenças.


Alimentos altamente alcalinos
sal mineral, adoçante stévia, pepino, couve, salsa, coentro, algas marinhas, erva de trigo, cevada, semente de abóbora

Alimentos moderadamente alcalinos
abacate, beterraba, brócolis, rabanete, aipo, tomate, cebola, pimentão, alface, repolho, pimenta cayena, gengibre, orégano, alho, tomilho, feijão branco, soja
Alimentos ligeiramente alcalinoslentilha, farinha de soja, tofu, ervas aromáticas e a maioria das especiarias, azeite, óleo de abacate, de coco, linhaça, onagra, e de fígado de bacalhau, côco, limão, quinoa, espelta, chicória, cenoura, couve-flor, abobrinha, nabo, berinjela, alcachofra, cebolinho, alho francês, espargo, repolho roxo, agrião, ervilha, ginseng

​Adotar uma alimentação rica em alimentos alcalinos equilibra o pH do sangue, mas o melhor é procurar um nutricionista que possa indicar um cardápio com base nas suas necessidades nutricionais e gosto pessoal.

Cardápio da dieta alcalina

Segue-se um exemplo de um cardápio para quem segue uma dieta alcalina.

Café da manhã - pão de espelta com puré de cenoura e aipo.

Almoço - soja estufada com quinoa mais salada de alface, tomate e cebola, temperada com orégano e suco de limão.

Lanche - pão de espelta com chá de salsa adoçado com stévia e abacate.

Jantar - berinjela recheada com tofu e salada de repolho roxo com pimentão temperada com orégano e suco de limão.

Este cardápio é muito restritivo porque só tem alimentos alcalinos, porém podem ser introduzidos na alimentação alguns alimentos ácidos, sendo recomendado 60% de alimentos alcalinos e 40% de alimentos ácidos.

Saiba quais são os alimentos ácidos em: Alimentos ácidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE