Tipos de chá e seus benefícios (e como preparar)

Atualizado em junho 2023

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque contém água e ervas com propriedades medicinais que podem ser úteis para prevenir e ajudar a tratar diversas doenças como gripe, dor de garganta ou excesso de gases, por exemplo.

Isto porque as plantas medicinais utilizadas para fazer o chá, como camomila, alecrim, hortelã, hibisco ou erva doce, por exemplo, são ricas em flavonoides, polifenóis, saponinas ou taninos, com propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas, anti-inflamatórias ou expectorantes.

Desta forma, tomar um chá, de preferência sem açúcar, pode ajudar a auxiliar em diversos problemas de saúde, devendo seu uso ser feito com orientação médica ou do fitoterapeuta, pois possuem efeitos colaterais e contraindicações.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios do chá

O chá possui diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

  • Aliviar sintomas de gripes, resfriados ou sinusite;
  • Auxiliar na perda de peso; 
  • Baixar o colesterol;
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Prevenir doenças cardiovasculares; 
  • Melhorar a qualidade do sono e combater a insônia, ansiedade ou estresse;
  • Reduzir o risco de depressão e problemas cognitivos;
  • Combater problemas gastrointestinais, como prisão de ventre, azia, refluxo, úlceras ou excesso de gases;
  • Melhorar a circulação sanguínea e combater o inchaço;
  • Aliviar dor de cabeça, dor de garganta, gengivite.

Além disso, o uso de chá pode ajudar a melhorar a cicatrização de feridas, aliviar sintomas de doenças reumáticas, como artrite reumatoide ou gota, ou prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo. Confira os melhores chás para reumatismo.

Propriedades dos chás

Os chás possuem diversas propriedades, como ação anti-inflamatória, antioxidante, expectorante, antimicrobianas, diuréticas, antirreumáticas, calmantes, estimulantes, antissépticas ou hipoglicemiantes, por exemplo.

Essas propriedades devem-se a presença de substâncias na composição das plantas medicinais, como saponinas, flavonoides, catequinas e polifenóis, além de minerais, como zinco ou potássio, e vitaminas, como A ou C, por exemplo.

Tipos de chá

Existem muitos tipos de chá que podem ser tomados para auxiliar no tratamento de diversas condições, sendo os principais:

1. Chá para emagrecer

Alguns exemplos de chás para emagrecer são o chá verde e o chá de gengibre porque possuem propriedades diuréticas e termogênicas que levam à eliminação de líquidos e toxinas do organismo, e aumentar o metabolismo. 

Para ajudar a emagrecer, esses chás não devem ter açúcar ou mel. Veja outros benefícios do chá de gengibre para emagrecer.

Como preparar: colocar 1 colher de (sopa) de chá verde + 1 cm da raiz de gengibre + 1 litro de água num bule e deixar ferver por 5 minutos. Esperar 5 minutos, coar e tomar ao longo do dia. Confira a lista completa de chás para emagrecer.  

2. Chá para gripe e resfriado

Os chás para gripe como o chá de equinácea ou o chá de hortelã ajudam a fortalecer o sistema imunológico encurtando o tempo da gripe e do resfriado, além de ter propriedades expectorantes, que ajudam a fluidificar as secreções facilitando a respiração.

Outro chá para gripe é o chá de anis-estrelado possui ação antiviral que ajuda a combater os vírus Influenza A, responsáveis pela gripe. Veja outros benefícios do anis-estrelado.

Como preparar: colocar 1 colher (de sopa) da erva desejada numa xícara com água fervente. Deixar amornar, coar e beber a seguir. Pode ser consumido várias vezes ao dia e pode ser adoçado com mel porque o mel possui antioxidantes que ajudam na recuperação. Veja outros chás para gripes e resfriados.

3. Chá para acalmar

Alguns bons exemplos de chás para acalmar são camomila, erva-cidreira e a flor do maracujá, que é a passiflora, pois possuem propriedades sedativas que ajudam a acalmar o sistema nervoso, deixando a pessoa mais calma e tranquila.  

Outra planta medicinal que também é muito útil para acalmar são as flores da alfazema porque ajuda a combater a ansiedade e favorecer o sono.  

Como preparar: colocar 1 colher (de sopa) da erva desejada numa xícara de água fervente. Deixar esfriar, coar e beber a seguir. Pode-se tomar 3 a 4 vezes ao dia.

4. Chá para gases

Alguns bons exemplos de chás para gases são funcho, alcaravia e anis-estrelado porque possuem propriedades que ajudam na digestão e combatem os gases de forma eficaz, tendo efeito em poucos minutos.

Como preparar: colocar 1 colher (de chá) de sementes de funcho, folhas picadas de alcaravia ou de anis-estrelado em uma xícara de água fervente. Esperar 3 minutos, coar e tomar logo a seguir.

5. Chá para dor de cabeça

Um bom chá para dor de cabeça pode ser o chá feito da casca do salgueiro-branco, pois é rico em salicina, uma substância semelhante ao ingrediente principal da aspirina, com efeito analgésico e anti-inflamatório que ajudam a aliviar a dor e o desconforto causado pela dor de cabeça.

Como preparar: ferver 1 colher (de sopa) das cascas de salgueiro-branco picadas juntamente com 1 xícara de água e deixar ferver por 5 minutos. Deixar amornar, coar e beber a seguir. Saiba como preparar outros chás para dor de cabeça.

Como preparar chás

Para preparar chás corretamente e aproveitar ao máximo seus benefícios deve-se seguir algumas recomendações importantes tais como:

  • Utilizar a dosagem das ervas medicinais recomendadas pelo médico ou fitoterapeuta;
  • Deixar o chá repousar num recipiente de vidro ou porcelana, para que não haja vestígios de ferro ou alumínio que podem ser prejudiciais à saúde;
  • Despejar a água fervente sobre as folhas, flores, frutos ou o caule da planta medicinal durante 5 a 10 minutos, devidamente tapado para que os vapores não se percam;
  • Ferver as raiz ou cascas da planta medicinal junto com a água, durante 5 a 15 minutos, para que suas propriedades sejam extraídas;
  • Coar o chá sempre antes de consumi-lo;
  • Tomar o chá logo após o seu preparo ou até 10 horas porque depois deste período as propriedades do chá se perdem e o chá pode não ter o efeito desejado.

Os chás podem ser tomados a qualquer hora do dia e até mesmo como substituição da água, mas sempre com conhecimento do médico, pois alguns tipos de chá podem ter contraindicações.

Cuidados ao consumir os chás

Alguns cuidados são importantes para consumir os chás com segurança, como tomar o chá com indicação médica ou do fitoterapeuta, de acordo com a condição a ser tratada, com doses e pelo tempo recomendado pelo médico.

Isto porque os chás podem interferir na absorção de alimentos ou medicamentos, e resultar em deficiências nutricionais, ou aumentar ou reduzir os efeitos dos remédios, além de poder causar efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, diarreia ou alergias, por exemplo.

Além disso, crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, ou pessoas que têm problemas cardíacos, neurológicos ou de coagulação sanguínea, insuficiência renal ou hepática, diabetes, pressão alta ou glaucoma, por exemplo, só devem utilizar os chás com indicação médica.

Vídeos relacionados