Alimentação Pós-parto

publicidade

A alimentação pós-parto deve conter, em média, 400 calorias a mais do que a mulher está habituada a comer no seu dia a dia, para garantir uma boa produção de leite.

Durante esta fase é preciso ter algum cuidado com o que se come, pois os nutrientes também chegarão até ao bebê, através do leite materno.

Alimentação para evitar cólica no bebê

A alimentação para evitar as cólicas no bebe não está estipulada porque nem todos os bebês são iguais, e o que pode causar cólica num bebê, pode não causar em outro. Muitos bebês têm cólica independente do que a mãe coma ou não têm cólica mesmo que a mãe coma feijoada, por exemplo.

Alguns alimentos podem ser evitados nesta fase para reduzir as cólicas nos bebês, mas é sempre uma questão de tentar os alimentos um a um, introduzindo e excluindo, para verificar como o bebê reage.

Alguns dos primeiros alimentos a serem retirados da alimentação da mãe para fazer o teste podem ser:

  • Feijão e outras oleaginosas
  • Cebola
  • Repolho
  • Chocolate
  • Leite de vaca

Em geral, o que provoca gases na mãe poderá provocar cólicas no bebe.

Alimentação no pós-parto da cesária

A alimentação do pós-parto da cesária deve ser muito rica em alimentos fonte de cálcio e ferro, além de colágeno para uma boa cicatrização do corte. A hidratação é outro ponto importante que não deve ser esquecido.

Frutas, legumes, verduras, cereais e muita água não podem faltar numa alimentação pós-parto, pois assim, o leite terá uma qualidade melhor e o bebê não sentirá falta de nenhum nutriente.

Recomenda-se que, assim como o bebê tem que comer a cada 3 horas,  a mãe também se alimente desta forma, quando está amamentando.

Para que o bebê seja bem nutrido, a mãe que amamenta deve comer de tudo um pouco, variando ao máximo a sua alimentação.

Link útil:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 17/10/2014 Última atualização da página: 16/04/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.