O que não comer na amamentação

publicidade

Saber o que não comer durante a amamentação é importante para que o bebê tenha todos os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento evitando problemas de saúde como cólicas e risco de alergias.

Durante a amamentação os alimentos que a mãe come vão dar sabor e nutrientes ao leite que o bebê vai beber por isso é importante não exagerar em nenhum alimento variando o máximo possível a alimentação. No entanto, quando a mãe observa que ao comer determinado alimento o bebê tem mais cólicas, deve deixar de comer este alimento durante toda a amamentação.

Lista do que não comer na amamentação

Durante a amamentação, os alimentos que a mulher deve evitar são:

  • Café, chá preto, chá mate e refrigerantes com cafeína, porque a cafeína passa para o leite e o bebê tem dificuldade em eliminar esse tóxico provocando também insônia no bebê. Pode beber-se apenas uma xícara de café por dia após dar de mamar até às 17h e caso a mamada seguinte não se realize em menos de três horas
  • Bebidas alcoólicas, pois o álcool passa para o leite materno e o bebê não tem a capacidade de eliminar esse tóxico do seu organismo, podendo prejudicar o fígado e rins do bebê.
  • Adoçantes e alimentos diet ou light pois ainda não existem estudos que comprovem que não faz mal para a saúde do bebê.

O chocolate não deve ser consumido em grandes quantidades pois tem substâncias estimulantes que passam para o leite materno, não deve ser ultrapassada a quantidade de 1 quadradinho por dia de chocolate meio-amargo após o almoço. 

Para saber mais veja: Alimentação da mãe durante a amamentação.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade