Tomar muita água é prejudicial à saúde

PUBLICIDADE

Tomar mais de 2 litros de água por dia pode ser prejudicial à saúde, especialmente para quem tem insuficiência renal ou cardíaca, porque nessas condições o organismo não consegue eliminar o excesso de água, podendo provocar inchaço no corpo todo, dificuldade em respirar e aumento da pressão arterial, que nos casos mais graves pode levar à morte.

Além disso, nestes pacientes é necessário controlar cuidadosamente a quantidade de água ingerida, bebendo apenas a quantidade que o médico ou o nutricionista indicar. Se você tem problemas nos rins, veja a quantidade de água mais indicada para você.

Pessoas que estão abaixo do peso ideal também não devem beber mais de 1,5 litros de água por dia porque podem ficar com o sangue muito diluído, com uma baixa concentração de sódio, o que pode provocar tremores e confusão mental.

Como beber água na medida certa

A quantidade recomendada de água para mulheres é de 2,7 litros e para homens 3,7 litros por dia, e inclui a água presente na alimentação, como nas frutas, sopas e outros tipos de bebida.

Essa quantidade pode variar conforme a temperatura ambiente, tipo de atividade diária e se o indivíduo faz exercícios ou não. Por isso, a melhor forma de verificar se a ingestão de água é adequada, é através da urina, que não deve ter cor nem cheiro, quando se bebe a quantidade de água adequada. Uma outra estratégia é tomar pequenos goles de água, várias vezes ao dia, de acordo com o tamanho da sua sede.

Se beber água é difícil para você, veja ótimas dicas para se hidratar:

Saiba quais são os benefícios de beber água na medida certa:

PUBLICIDADE