Hiponatremia

publicidade

A hiponatremia é a falta de sódio no sangue causado pela toma excessiva de água. Esta situação é mais comum em atletas, por beberem uma grande quantidade de água durante o esforço físico. Com o excesso de água, o sódio vai sendo diluído e chega a quantidades muito baixas, causando dor de cabeça, enjôo, vômito, confusão mental e pode até levar à morte.

Outras situações que podem desencadear a hiponatremia é o suor excessivo, pois no suor encontra-se uma grande quantidade de sódio, o que dá o sabor salgado ao suor, ou uma falha no mecanismo auto regulador do hormônio anti-diurético.

Numa situação normal é aconselhado ingerir 2 litros de água por dia, ou seja dentro de 24 hs. A necessidade de beber mais líquidos do que isto pode estar ligado à diabetes mellitus.

Para os atletas o ideal é não exagerar na dose, 150m de água para cada 1 hora de exercício é suficiente. Se sentir mais sede que isto, deve-se beber outra bebida isotônica, como por exempo o Gatorade, que contém minerais importantes, mantendo o controle sanguíneo.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade