Endofolin: para que serve e como tomar

Atualizado em janeiro 2023

O Endofolin é um suplemento de ácido fólico, também chamado de vitamina B9, indicado para diminuir a possibilidade de malformação do sistema nervoso do bebê, além do tratamento da deficiência de ácido fólico nos casos de anemia, hemodiálise ou epilepsia, por exemplo.

Isto porque o ácido fólico é importante na formação do DNA das células e para produzir e manter novas células no corpo, e prevenir defeitos do fechamento do tubo neural do bebê.

O Endofolin pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, contendo 2 ou 5 mg de ácido fólico, ou na forma de gotas de 0,2 mg/mL, e deve ser usado com indicação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Endofolin é indicado para deficiência de ácido fólico em diversas situações como:

  • Anemia hemolítica ou megaloblástica;
  • Hemodiálise;
  • Uso prolongado de anticoncepcionais orais;
  • Uso de metotrexato para o tratamento da artrite reumatóide;
  • Epilepsia, depressão, alcoolismo, esquizofrenia ou psicoses;
  • Períodos de rápido crescimento em crianças;
  • Baixo peso do bebê ao nascer ou prematuridade.

O Endofolin também é indicado antes de engravidar ou durante as primeiras 12 semanas da gestação para prevenir a malformação do sistema nervoso do bebê.

Além disso, o ácido fólico presente no Endofolin ajuda a melhorar a resposta do sistema imunológico nos processos infecciosos, e é indicado também nos casos de diarreias prolongadas ou crônicas, doença de Crohn, doença celíaca ou retocolite ulcerativa.

Como tomar

O Endofolin deve ser tomado por via oral, nas doses e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.

1. Endofolin comprimido

Para mulheres que planejam uma gravidez,a dose de ácido fólico normalmente recomendada pela OMS [1,2] é de 400 mcg (0,4 mg) a 800 mcg (0,8 mg) por dia, mas essa dose pode variar e deve ser indicada pelo obstetra. O uso do ácido fólico deve ser mantido até o final da gestação. Saiba como usar o ácido fólico na gravidez.

Para as outras situações as doses para adultos podem variar de 2 a 5 mg por dia, conforme orientação médica.

2. Endofolin gotas

O Endofolin gotas possui 0,2 mg de ácido fólico para cada 1 mL da solução e as doses geralmente recomendadas do Endofolin gotas são:

  • Prematuros e lactantes: a dose recomendada é de 0,25mL (5 gotas) a 0,5 mL (10 gotas) por dia;
  • Crianças de 2 a 4 anos: a dose recomendada é de 0,5 mL (10 gotas) a 1,0 mL (20 gotas) por dia;
  • Crianças de 4 a 10 anos: a dose recomendada é de 1,0 mL (20 gotas) a 1,5 mL (30 gotas) por dia;
  • Crianças acima de 10 anos e adultos: a dose recomendada é de 1,0 mL (20 gotas) a 2,0 mL (40 gotas) por dia.

O uso do Endofolin por crianças deve sempre ser feito com orientação do pediatra, nas doses recomendadas e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com Endofolin são sensação de gosto amargo na boca, náuseas, perda do apetite, excesso de gases intestinais, inchaço na barriga, confusão mental, irritabilidade ou alterações no padrão de sono.

Além disso, embora seja raro, podem ocorrer reações alérgicas com sintomas como vermelhidão, coceira ou formação de bolhas na pele, que geralmente melhoram em alguns dias após interromper o uso do Endofolin.

Quem não deve usar

O Endofolin não deve ser usado por pessoas que têm alergia ao ácido fólico ou que tenham anemia perniciosa, doenças do fígado graves com problemas na coagulação do sangue ou doença pulmonar.

Os comprimidos de Endofolin não são indicados para crianças com menos de 14 anos.