Vírus Ebola

publicidade

O vírus Ebola é um vírus que é transmitido por pessoas ou animais infectados através do contato sanguíneo, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais, que causa febre hemorrágica, sendo uma doença viral muito perigosa que leva à morte entre 50% a 90% dos casos.

Esta doença é frequente nos países africanos, pois o primeiro caso ocorreu no Congo, no entanto, ela já se propagou para outros lugares da África, como Sudão, Uganda, Costa do Marfim e Gabão. Ainda não foram registados casos do vírus Ebola no Brasil.

Sintomas do vírus Ebola

Os sintomas do vírus Ebola incluem:

  • Febre;
  • Dores musculares, de cabeça e de garganta;
  • Fraqueza;
  • Conjuntivite;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Lesões na pele;
  • Problemas no fígado, baço, pulmões e rins;
  • Alterações cerebrais;
  • Hemorragias internas e externas.

O período de incubação do vírus dura de 2 a 21 dias, até que surjam os sintomas do vírus Ebola.

Origem do vírus Ebola

A origem do vírus Ebola é desconhecida, mas pensa-se que a sua propagação tenha começado em animais. O vírus ebola tem este nome porque foi identificado pela primeira vez em 1976 na República Democrática do Congo, o antigo Zaire, perto do rio ebola.

Transmissão do vírus Ebola

A transmissão do vírus Ebola é feita através do contato direto com sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados com o vírus.

As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos aqueles que entram em contacto com o corpo, mesmo depois de morta.

Tratamento para o vírus Ebola

Não há tratamento específico para o vírus Ebola ou uma vacina para prevenir a transmissão do vírus, contudo, os doentes são colocados em isolamento e podem tomar medicamentos analgésicos e anti-vômitos para controlar os sintomas da doença.

Cientistas do Instituto de Pesquisa Médica de Doenças Infecciosas do Exército Americano conseguiram pela primeira vez fazer um medicamento, chamado de MB-003, que conseguiu tratar a infecção pelo vírus Ebola, após o aparecimento dos sintomas. No entanto, este medicamento só foi testado em macacos, mas pensa-se que poderá ser a solução para esta doença, pois ele evitou a morte de todos os animais testados, quando administrado 1 hora após a exposição ao vírus e de dois terços deles, 48 horas após a contaminação.

Referência Bibliográfica

J. Pettitt et al. Therapeutic Intervention of Ebola Virus Infection in Rhesus Macaques with the MB-003 Monoclonal Antibody Cocktail. Acesso em Março de 2014.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 26/03/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.