Vírus Ebola

publicidade

​O que é:

O vírus Ebola é o causador de uma doença chamada Febre Hemorrágica Ebola. O vírus é transmitido através do contato com o sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados.

O Ebola é uma doença frequente em países africanos como Sudão, Uganda, Costa do Marfim, Gabão, Guiné Conacri, Nigéria, Serra Leoa e Libéria e, por isso, não é recomendado viajar para estes países até que a epidemia tenha sido controlada.

O vírus Ebola pode originar sintomas como febre, dores musculares, lesões na pele e hemorragias e não tem cura, pois ainda não existe nenhum tratamento, nem uma vacina que seja eficaz.

Fotos do vírus Ebola

Sintomas do vírus Ebola

Os sintomas do vírus Ebola podem demorar de 2 a 21 dias para aparecer após a contaminação. São sintomas do Ebola:

  • Febre acima de 38ºC;
  • Dor musculares, dor de cabeça e dor de garganta;
  • Fraqueza e cansaço fácil;
  • Olhos avermelhados;
  • Diarreia e vômito com sangue;
  • Bolhas na pele;
  • Sangramento pelo nariz, ouvido, boca e região íntima;
  • Alterações cerebrais.

Todos estes sintomas estão relacionados com o surgimento de hemorragias por todo o corpo porque quando o vírus Ebola entra no organismo ele se prende em várias células e se multiplica muito rapidamente, lesionando todos os vasos sanguíneos, causando hemorragia generalizada e falência múltipla dos órgãos.

Transmissão do vírus Ebola

A transmissão do vírus Ebola ocorre através do contato direto com sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados com o vírus.

As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos aqueles que entram em contato com o corpo, mesmo depois de morta.

Prevenção do vírus Ebola

A prevenção do vírus Ebola consiste em evitar o contato com indivíduos ou animais infectados com o vírus, usar roupa especial de proteção quando o indivíduo necessitar de contatar com um paciente infectado e evitar frequentar locais públicos como shoppings quando há epidemias.

Saiba como se prevenir do vírus Ebola em: O que fazer para não pegar Ebola.

Tratamento do vírus Ebola

Não existe um tratamento que seja capaz de curar o Ebola e os pacientes infectados são mantidos em isolamento no hospital para tomar analgésico para diminuir as dores e para evitar a transmissão da doença para outros.

Links úteis:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 31/07/2014 Última atualização da página: 31/07/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.