Vírus Ebola

publicidade

O vírus Ebola é o causador de uma doença chamada Febre Hemorrágica Ebola. O vírus é transmitido através do contato com o sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais, como suor, saliva e lágrimas, de pessoas ou animais infectados.

Saiba como se prevenir do vírus Ebola em: O que fazer para não pegar Ebola.

O Ebola provoca sintomas como dores musculares, febre acima de 38,3º, lesões na pele e sangramento pelos olhos, nariz e boca. Não existe tratamento ou vacinas capazes de eliminar o vírus e, por isso o vírus Ebola não tem cura.

O Ebola é uma doença frequente em países africanos como Sudão, Uganda, Costa do Marfim, Gabão, Guiné Conacri, Nigéria, Serra Leoa e Libéria, não sedo recomendado viajar para estes países até que a epidemia seja controlada.

Fotos do vírus Ebola

Sintomas do vírus Ebola

Os primeiros sintomas do vírus Ebola podem demorar de 2 a 21 dias a surgir após a contaminação e incluem febre acima de 38,3º, cansaço excessivo e fortes dores de cabeça.

Além disso, após 1 semana os sintomas podem desenvolver-se para:

  • Manchas vermelhas ou roxas na pele;
  • Sangramento pelo nariz, ouvido, boca, ânus e região íntima;
  • Bolhas na pele com sangue;
  • Olhos avermelhados;
  • Diarreia e vômito com sangue;
  • Alterações cerebrais.

O vírus Ebola entra nas células do organismo, se multiplicando muito rapidamente e lesionando todos os vasos sanguíneos, causando hemorragia generalizada, falência múltipla dos órgãos e morte.

Leia mais sobre como identificar todos os sintomas do Ebola em: Sintomas do Ebola

Transmissão do vírus Ebola

A transmissão do vírus Ebola ocorre através do contato direto com sangue, saliva, suor, lágrimas ou sêmen de pessoas ou animais infectados com o vírus, mesmo depois de mortos.

As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos aqueles que entram em contato com o corpo, mesmo depois de morta.

Prevenção do vírus Ebola

A prevenção do vírus Ebola consiste em evitar o contato com indivíduos ou animais infectados com o vírus, usar roupa especial de proteção quando o indivíduo necessitar de contatar com um paciente infectado e evitar frequentar locais públicos como shoppings quando há epidemias.

Tratamento do vírus Ebola

O tratamento para o vírus Ebola consiste em manter o paciente hidratado e alimentado, mas não existe um tratamento específico que seja capaz de curar o Ebola. Os pacientes infectados são mantidos em isolamento no hospital para tomar analgésico para diminuir as dores, e antieméticos, para diminuir os vômitos e também para evitar a transmissão da doença para outros.

Pesquisadores estão estudando como criar um medicamento que possa curar o Ebola, mas apesar dos avanços científicos, eles ainda não foram aprovados para serem usados em humanos.

Saiba mais sobre o Ebola em:

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 19/08/2014 Última atualização da página: 19/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.