Doenças transmitidas pelo beijo

publicidade

Algumas doenças transmitidas pelo beijo na boca são:

  • Herpes labial: causada por um vírus, que se manifesta de tempos em tempos e que não tem cura.
  • Aids: doença causada por um vírus que diminui drasticamente as defesas do corpo, deixando-o vulnerável a uma série de doenças. Neste caso, a Aids pode ser transmitida pelo beijo na boca, se houver cáries ou feridas nos lábios ou no interior da boca. 
  • Sífilis: uma doença de difícil tratamento, que pode levar a complicações como meningite, doença renal e outras
  • Cárie: causada por uma bactéria que penetra nos dentes, podendo levar a sua perda
  • Gengivite: inflamação da gengiva que causa dor e desconforto, gerada pelas bactérias que dão origem ao tártaro
  • Mononucleose: causada por um vírus que se instala no organismo e pode levar a complicações sérias como a meningite, por exemplo.

Como estas doenças podem ser transmitidas pelo beijo, a melhor forma de evitar contaminar-se é só beijar o namorado(a) ou cônjuge. Pois, neste caso, há uma maior relação de confiança e é mais fácil o indivíduo saber se o parceiro está ou não doente.

Além destas doenças, existem muitas outras que podem ser transmitidas pela saliva e, neste caso, falar, tossir ou espirrar a menos de 1 metro do indivíduo já pode ser perigoso. Rubéola, sarampo, meningite, caxumba, tuberculose e catapora são alguns exemplos destas doenças.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 29/08/2014 Última atualização da página: 29/09/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.