Tratamento para Diverticulite

publicidade

O tratamento para diverticulite pode ser feito em casa com a ingestão de antibióticos e remédios analgésicos prescritos pelo gastroenterologista, aliados a uma dieta orientada por um nutricionista, que inicialmente deverá ser líquida e depois rica em fibras para regular o intestino.

A cirurgia para retirada dos locais do intestino com os divertículos inflamados também pode ser uma opção de tratamento, mas só está indicada nos casos graves de diverticulite, em que surgiram complicações como abcessos, fístulas ou obstrução intestinal, por exemplo.

A diverticulite é caracterizada pela inflamação dos divertículos, que são pequenas bolsas que se formam no intestino, podendo causar sintomas como dor no abdômen, principalmente na parte inferior esquerda, náuseas, vômitos, febre, prisão de ventre ou diarreia.

Remédios para diverticulite

A diverticulite, geralmente, é tratada com antibióticos, como o Ciprofloxacino ou Metronidazol, por exemplo, e analgésicos para aliviar a dor, como o Paracetamol, prescritos pelo gastroenterologista. Este tratamento medicamentoso para diverticulite, normalmente, dura cerca de 10 dias e deve ser acompanhado por uma dieta orientada por um nutricionista.

O tratamento homeopático para diverticulite pode ser feito com o remédio homeopático Nux vomica-Homaccord, de acordo com a indicação médico ou do homeopata.

Alimentação para diverticulite

A alimentação para diverticulite deve ser orientada por um nutricionista e deve ser mantida mesmo depois da inflamação passar, pois os divertículos continuarão no intestino e é importante o intestino estar regulado para evitar uma nova diverticulite.

Durante os primeiros 3 dias do tratamento nutricional para diverticulite, o paciente deve fazer uma dieta líquida e só depois começar a comer alimentos sólidos, de acordo com a indicação do nutricionista. Depois, quando a diverticulite e os sintomas estiverem diminuindo, o paciente deve fazer uma dieta rica em fibras para facilitar a formação e a eliminação das fezes e diminuir a pressão nas paredes do intestino, evitando que os divertículos voltem a inflamar.

Saiba quais os alimentos ricos em fibras que deve comer em: Dieta para diverticulite.

Tratamento natural para diverticulite

Um ótimo tratamento natural para diverticulite é aumentar o consumo de alimentos probióticos, como os iogurtes Activia, o Yakult ou o Kefir, por exemplo, pois protegem a mucosa intestinal, regulam o intestino e fortalecem o sistema imune.

Conheça outro tratamento caseiro para diverticulite em: Tratamento natural para diverticulite.

Cirurgia para diverticulite

O tratamento cirúrgico para diverticulite consiste na retirada dos locais do intestino com os divertículos inflamados e apenas está indicado em casos graves, quando a diverticulite origina complicações, como abcesso, fístulas ou peritonite, que é a inflamação da cavidade interna do abdômen.

Complicações da diverticulite

As complicações da diverticulite surgem quando o tratamento não é feito e incluem a formação de abcessos, fístulas, ou obstrução intestinal. Em casos mais graves, os divertículos podem se romper dando origem a uma peritonite, que é a inflamação da cavidade interna do abdômen ou a uma infecção geral que pode ser fatal.

Saiba mais sobre esta doença em: Diverticulite.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 20/08/2014 Última atualização da página: 13/08/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.