Dieta para Diverticulite

publicidade

A dieta para diverticulite ajuda a diminuir os sintomas da diverticulite, como prisão de ventre e dor abdominal.

A dieta recomendada para diverticulite é uma dieta rica em fibras, por isso, é necessário comer todos os dias pelo menos 3 frutas, como maçã ou pera, e legumes, como cenoura ou repolho, ao almoço e jantar. Porém, a ingestão de fibras deve ser aumentada gradualmente para não provocar gases nem dor abdominal, começando por uma ou duas frutas ou legumes por dia e depois ir aumentado até consumir pelo menos 5 por dia.

Dieta para Crise de Diverticulite

A dieta para crise de diverticulite é uma dieta com poucas fibras e que não estimule demasiado o intestino, por isso é permitido o consumo de alimentos cozidos como maçã, pera, cenoura, arroz e frango. À medida que as dores da diverticulite vão diminuindo, o indivíduo volta a sua alimentação normal, tendo o cuidado de ir aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras às refeições, como os alimentos integrais, e evitar alimentos processados e refinados, pois o processamento retira as fibras dos alimentos.

Veja que alimentos deve comer e quais os que deve evitar na diverticulite:

Para saber mais sobre que alimentos deve evitar na diverticulite veja: O que não comer na diverticulite.

Quando a crise de diverticulite leva ao internamento hospitalar, a dieta é prescrita pelo nutricionista e pode ser necessário o paciente fazer alimentação pela veia, para que o intestino consiga recuperar mais facilmente da inflamação.

Cardápio para Diverticulite

Esse exemplo de cardápio para diverticulite indica a alimentação de um dia para um paciente com essa doença mas não substitui as orientações médicas ou do nutricionista.

  • Café da manhã - cereais integrais com leite e frutos vermelhos.
  • Almoço - coxa de frango grelhada com arroz integral e salada de repolho roxo, tomate e pepino temperada com azeite e vinagre. Para sobremesa uma maçã.
  • Lanche - 2 torradas integrais com queijo minas e um suco de laranja e cenoura.
  • Jantar - salmão grelhado com batata e brócolis cozidos temperados com azeite e vinagre. Uma pera para sobremesa.

Esse cardápio é um exemplo de cardápio para evitar as crises de diverticulite, pois com uma dieta controlada as crises de diverticulite são menos frequentes.

Leia também: Diverticulite: complicações e tratamento

publicidade
publicidade