Tratamento para contratura muscular

publicidade

O tratamento da contratura muscular pode ser feito em casa com um banho de água quente, exercícios de alongamento e uma massagem feita com óleos aquecidos. No entanto, quando isto não é suficiente e a contratura muscular persiste, é importante procurar auxílio médico e um fisioterapeuta.

A contratura muscular é uma das causas mais frequentes de dor nas costas, em cima dos ombros e no pescoço, mas ela pode ocorrer em qualquer outra área do corpo. Além disso, é comum seu aparecimento na panturrilha e nas coxas devido ao acúmulo de ácido lático produzido durante a prática de exercícios físicos.

Passos para tratar a contratura muscular em casa

Alguns passo que podem ser utilizados para tratar a contratura em casa são:

  1. Tomar um banho com água quente e deixar o jato de água cair diretamente na região da contratura;
  2. Colocar uma bolsa de água quente na região dolorida;
  3. Fazer uma pequena massagem no local, utilizando um creme hidratante ou óleo aquecido;
  4. Fazer alguns alongamentos, estirando suavemente o músculo afetado. Veja alguns exemplos: Alongamentos para dor no pescoço.

Se mesmo após seguir estes passos, a contratura muscular continuar doendo, é importante consultar um médico ou fisioterapeuta. Para o tratamento o médico poderá indicar o uso de um relaxante muscular como o Miosan, por exemplo e poderá solicitar exames como raio-x ou ressonância, se houver suspeita de outras situações mais graves.

Sinais de melhora da contratura muscular

Os sinais de melhora da contratura são alívio da dor, aumento da amplitude de movimentos e diminuição dos pontos dolorosos na região afetada. O músculo se torna mais maleável e menos dolorido.

Sinais de piora da contratura muscular

Os sinais de piora que podem ocorrer são permanência da contratura, que se torna maior e mais dolorida e a formação de fibrose na região da contratura, que só poderá ser solucionada com sessões de fisioterapia. Dependendo do local da contratura pode haver irradiação da dor para outros locais e sensação de formigamento, quando o nervo é afetado.

Os sinais de piora surgem quando o indivíduo não segue o tratamento corretamente e quando a causa da contratura não foi eliminada e por isso é importante fazer repouso durante o tratamento.

Como evitar as contraturas musculares

Uma boa forma de evitar o surgimento das contraturas musculares é realizar alongamentos musculares antes e depois dos exercícios, e manter os músculos suficientemente fortes praticando regularmente atividade física. Manter a boa postura também é muito importante para evitar compensações musculares e as consequentes contraturas.

Leia também: Fisioterapia para contratura muscular.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 01/09/2014 Última atualização da página: 01/09/2014
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.