Distensão muscular

publicidade

A distensão muscular, ou estiramento muscular, ocorre quando um músculo se estica demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares, ou de todo o músculo envolvido. Este tipo de lesão costuma ocorrer quando os músculos encontram-se sob esforço. Jogar futebol e levantar um peso são exemplos disso.

A distensão muscular varia de acordo com a gravidade, elas podem ser classificadas em:

  • Ligeira: Provoca dor e rigidez durante o movimento e dura alguns dias;
  • Moderada: Provoca pequenas lacerações musculares, inchaço e a dor é mais extensa, durando de uma a três semanas;
  • Grave: O músculo fica lacerado ou sofre ruptura, podendo haver hemorragia interna significativa, inchaço e calor em volta do músculo, podendo haver perda da função.

Tratamento para distensão muscular

O tratamento para distensão muscular é feito com repouso do membro afetado, uso de medicamentos anti-inflamatórios, uso de gelo e fisioterapia. A fisioterapia deve ser iniciada o quanto antes para garantir o retorno às atividades diárias o mais rápido possível.

Em caso de distensão muscular, o que se deve fazer imediatamente é colocar uma bolsa de gelo envolvida numa toalha fina, por aproximadamente 20 minutos, e procurar auxílio médico a seguir.

Remédio para distensão muscular

O remédio indicado para o tratamento da distensão muscular é o pertencente a classe dos anti-inflamatórios. O Ibuprofeno é um bom exemplo. Mas estes só devem ser utilizados sob orientação médica. Passar a pomada de arnica no local, além de diminuir a dor, diminui a inflamação, sendo este um ótimo remédio caseiro para complementar o tratamento.

Prevenção da distensão muscular

Para prevenir uma distensão muscular deve-se manter o músculo devidamente fortalecido e alongado constantemente. Alongar o músculo além do limite corporal pré estabelecido, ou forçar demais uma musculatura, pode facilmente gerar uma distensão e causar o rompimento do músculo.

Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última data de atualização do site: 21/04/2014 Última data de atualização da página: 06/06/2012
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.