Tratamento para alergia alimentar

publicidade

O tratamento para a alergia alimentar, em geral  é feito através de uma dieta específica de exclusão dos alimentos que provocam a reação alérgica mas também pode incluir a toma de anti-histamínicos e o indivíduo deve ser sempre acompanhado por um nutricionista ou gastroenterologista.

Por exemplo, o indivíduo que tem alergia ao glúten não pode comer alimentos que contenham glúten na sua composição como pão, biscoitos, massas e cereais. Já o indivíduo que tem alergia ao leite, não pode comer nada que contenha leite ou vestígios de leite, como iogurte, queijos, bolos e biscoitos, por exemplo.

Durante uma crise de alergia alimentar grave, quando o indivíduo sente muita dificuldade em respirar, e tem inflamações gástricas, recomenda-se a toma de medicamentos para tratar o choque anafilático, como a aplicação de uma injeção de adrenalina, por exemplo. Reações leves que surgem na pele, por exemplo, podem ser tratadas com a toma de anti-histamínicos de uso oral.

Porém, em qualquer situação de alergia alimentar é indispensável o acompanhamento e tratamento médico, sob o risco do desenvolvimento deficiências nutricionais com queda de cabelo, unhas fracas, pele deficiente, má cicatrização dentre outros.

publicidade
Dicas por Email

Dicas Grátis de Saúde, Nutrição, Emagrecimento e muito mais.

publicidade

Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Última atualização do site: 23/07/2014 Última atualização da página: 28/03/2013
© 2007 - 2014 Tua Saúde - Todos os direitos reservados.